A Stellantis começa a vender a Jeep Gladiator na Argentina este mês. As primeiras unidades da picape, importada dos Estados Unidos, já chegaram ao país e foram fotografadas pela imprensa local. Além disso, o fabricante já divulga em seu site oficial os dados oficiais do modelo, que compartilha plataforma com o Wrangler XL - lançado em 2019.
Quanto à mecânica, a picape Gladiator tem o mesmo conjunto que o Wrangler XL comercializado na Argentina. O modelo vem com motor V6 3.6 de 258 cv e 35,9 kgf.m. A transmissão é automática de oito velocidades e tração 4x4.
Com este conjunto, a Jeep Gladiator se posiciona como a picape média mais potente vendida na Argentina. Ela fica um pouquinho à frente da Volkswagen Amarok, que tem propulsor V6 que entrega 256 cv.
A Gladiator será vendida nas versões Overland e Rubicon. A picape média pode ter caçamba com capacidade de carga de 550 a 615 litros, de acordo com a configuração. O pacote Rubicon, vale destacar, agrega ao modelo capota rígida removível e lona.
Se por um lado a Gladiator chega ao país vizinho para se tornar a picape média mais potente daquele mercado, deve também ser o modelo mais caro do segmento. Isso porque a Stellantis terá de pagar 35% em direitos alfandegários. No entanto, ao contrário do Wrangler XL, o modelo se vê isento de impostos especiais de consumo.
A Stellantis ainda não divulgou os preços da Gladiator. A título de comparação, o Wrangler XL parte de 101.500 dólares - o equivalente a pouca mais de R$ 578 mil, em conversão direta.
A picape do Wrangler foi registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em outubro do ano passado. No fim de 2019 a Jeep já confirmava a sua chegada no Brasil. A expectativa era de que o modelo pintasse por aqui até o início de 2021, mas a Stellantis resolveu adiar os planos em decorrência da pandemia do novo coronavírus e da alta do dólar.
A empresa diz que ainda trará a Gladiator. No entanto, por ora não há nenhuma previsão de sua chegada ao nosso país.