A Jeep retomou uma tradição da marca durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, trata-se de oferecer uma picape com a sua marca, não somente dentro do grupo FCA. Trata-se da Gladiator 2020, baseada no Wrangler. O modelo será fabricado na cidade de Toledo, em Ohio, e está programada para ser vendida no segundo semestre de 2019.
Vale lembrar que as picapes lideram as vendas nos Estados Unidos, sendo assim, a Jeep entrará em um mercado enorme e competitivo, apostando em uma gama com diferentes versões, além de ser a única conversível com capota rígida removível e para-brisa dobrável.
O modelo contará com quatro configurações: Sport, Sport S, Overland e Rubicon, a última conta com diversos sistemas para aumentar o nível de capacidade off-road, inclusive amortecedores de competição Fox, item presente, por exemplo, na F-150 Raptor. Destaca-se os âgulos de até 43,6° de ataque, 20,3° de rampa e 26° de saída, com distância ao solo de 28,2 cm, além da capacidade de 76 cm de submersão. O modelo é capaz de rebocar 3.500 kg e carregar 725 kg na caçamba.
O chassi do Jeep Gladiator utiliza materiais avançados e engenharia que ajudam a reduzir peso sem perder rigidez. É feito de aço leve de alta resistência e, comparado ao Wrangler Unlimited (quatro-portas), é 78,7 cm mais longo – comprimento total de 5,54 m. A distância entre os eixos é 49,3 cm maior, chegando a 3,48 m.
Entre os itens de segurança, a Gladiator conta com monitoramento de pontos cegos, sensor de rota transversal de ré (Rear Cross Path), câmera dianteira off-road, câmera traseira ParkView com linhas dinâmicas, controle adaptativo de velocidade (ACC) e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com mitigação eletrônica de capotamento.
No primeiro momento, a Gladiator contará com motor Pentastar V6 3.6 a gasolina de 289 cv de potência e 35,9 kgf.m de torque, associado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito marchas. A Jeep já antecipou que o modelo ganhará uma opção V6 3.0 turbodiesel de 263 cv e 61,1 kgf.m de torque ligado ao câmbio automático de oito marchas.