E se você acha que a marca vai parar por aí, pode esquecer: a promessa da empresa é de que sua linha de produtos eletrificados se expanda ainda mais nos próximos anos. E o próximo a chegar deverá ser o Grand Cherokee 4xe.
Por ora, o Renegade 4xe está oficialmente "fora dos planos" - até porque o SUV compacto acabou de ganhar novo visual por aqui, e ainda não recebeu a remodelação estética lá fora. Portanto, não faria sentido importar para cá um modelo com o desenho antigo. Com isso, o Grand Cherokee 4xe chegará para ser o maior, mais caro e também mais luxuoso veículo da empresa no país. Quer um Jeep? Corre para ver as ofertas!
O futuro da Jeep é eletrificado... ou 4xe
O lançamento do Jeep Grand Cherokee 4xe foi confirmado oficialmente na manhã desta segunda-feira por Alexandre Aquino, chefe da marca Jeep no Brasil, durante a apresentação do Compass híbrido. Vale lembrar que algumas versões do SUV já haviam sido flagradas em testes por aqui.A nova geração do Grand Cherokee do modelo foi apresentada lá fora no final do ano passado. Um dos modelos mais icônicos nos 80 anos de história da Jeep, o SUV estreou no mercado norte-americano a inédita versão híbrida 4xe.
Apesar do entre-eixos mais curto (2,96 m ante os 3,09 m do modelo de tamanho alongado), o SUV segue o estilo da variante "L" e mescla elementos estéticos do Compass com os do Grand Wagoneer, outro utilitário esportivo topo de gama da Jeep atualmente. Por dentro, vem com acabamento em madeira nas versões mais caras, inclusive com sistema de som McIntosh, que será opcional.
E como é o Grand Cherokee 4xe
Lançado em 1992, o SUV entra na era da eletrificação com a versão 4xe. O conjunto motriz combina o 2.0 turbo a gasolina, conectado à caixa automática de oito marchas, a dois motores elétricos que são alimentados por baterias de 17 kWh de capacidade. O resultado: 375 cv e 64 kgf.m – força suficiente para rebocar 2.720 kg (que ainda assim é inferior aos 3.265 kg que o motor V8 é capaz de puxar).
Assim como no Compass 4xe, são três modos de condução, que adequa o veículo de acordo com as condições de rodagem, inclusive em trechos off-road:
- Híbrido: combina o torque do motor a gasolina de 2.0 litros e o elétrico. O trem de força otimizará a gasolina e a energia da bateria e fornecerá a melhor combinação de eficiência de combustível e desempenho.
- Elétrico: funciona com energia elétrica e zero emissões até que a bateria atinja a carga mínima ou o motorista solicite mais torque (por exemplo, ao pressionar fundo o pedal do acelerador). Ambas as ações fazem o motor a gasolina despertar.
- eSave: prioriza o motor a gasolina, e assim economiza a carga da bateria para uso posterior. Neste modo, o motorista também pode escolher entre "Economia de bateria" e "Carregamento de bateria" por meio do Hybrid Electric Pages da tela de toque de gerenciamento do Uconnect 5.
Motorizações a combustão
Embora o conjunto híbrido seja a grande novidade desta geração, o Grand Cherokee também será comercializado com as tradicionais motorizações Pentastar 3.6 V6 e HEMI 5.7 V8, ambas naturalmente aspiradas e movidas a gasolina - a primeira entrega 294 cv e 35,5 kgf.m de torque; já a V8 gera 362 cv e 53,9 kgf.m. Em ambos os casos, a transmissão é automática de oito marchas.
Segundo a Jeep, as configurações de entrada serão equipadas somente com tração traseira. Os modelos mais caros serão dotados de diferentes opções de sistema de tração integral sob demanda (Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II), que desconectam o eixo dianteiro para economizar combustível.
Conhecido pela capacidade de rodar em condições no fora-de-estrada, o Grand Cherokee honra essa tradição em sua nova geração. Além dos avançados sistemas de tração 4x4 com diferencial de deslizamento limitado, o SUV é dotado de suspensão a ar Quadr-Lift com amortecimento eletrônico, que eleva a altura em até 28,7 cm, o que confere capacidade de travessia de alagamentos de 61 cm.
Já o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain permite escolher cinco modos de condução, que altera os parâmetros do veículo de acordo com o terreno (Automático, Lama/Areia, Rocha e Neve). Já a versão Trailhawk, específica para o uso off-road, adiciona liberação eletrônica da barra estabilizadora para aumentar a articulação da suspensão dianteira em terrenos acidentados.
O modelo conta ainda com controle de velocidade em descidas e subidas, que aciona o acelerador e os freios automaticamente para manter uma velocidade constante e segura em trechos mais severos, e elimina a necessidade de o motorista intervir nos pedais do veículo. E o Trailhawk recebe proteções de aço no assoalho, rodas de 18 polegadas com pneus todo-terreno, ganchos de reboque na cor vermelha e acessórios exclusivos.
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