A onda de resgatar ícones do setor automotivo pode dar inveja a muito campeonato de surfe disputado em Nazaré (Portugal). Depois da Ford ressuscitar o Bronco, a Jeep recria um dos seus modelos mais emblemáticos: o Grand Wagoneer.
A marca acaba de mostrar em Detroit (EUA) o Grand Wagoneer Concept, protótipo de uma nova geração do carro que foi produzido entre os anos 1960 e 1990, e que talvez melhor represente o American Way of Life. Porém, o posicionamento do carro agora é bem mais Premium, segundo o próprio fabricante.
O Grand Wagoneer Concept tem design bastante imponente e cheio de referências - e também detalhes que não devem ir para o veículo de produção. Logo de cara, a tradicional grade com sete barras verticais tem detalhes escurecidos e iluminação entre as seções.
O nome Wagoneer aparece na ponta do capô, também iluminado. Os faróis horizontalizados e finos se integram à grade e um filete de led corta toda a frente.
Visto de perfil, o SUV tem elementos que provavelmente ficarão na esfera conceitual. Como as gigantes rodas de 24 polegadas com acabamento em Obsidian, elementos impressos em 3D logo abaixo dos arcos trapezoidais e uma tampa de roda com o logotipo Wagoneer de acrílico.
Na traseira, predomínio de elementos horizontais e abundância de LEDs. Um discreto difusor sob a tampa do porta-malas não é meramente estético e tem função aerodinâmica, de acordo com a marca.
No teto de vidro panorâmico, o mapa da região metropolitana de Detroit. Uma homenagem à outrora capital mundial dos automóveis, sede da Jeep e onde o novo Grand Wagoneer será produzido a partir de 2021 - a linha de montagem fica em Warren, no estado de Michigan, nos arredores da Motor City.
Dentro da pomposa proposta American Premium alardeada pela Jeep, o conceito do Grand Wagoneer tem detalhes de madeira e bronze no acabamento interno que remetem a iates. As grandes janelas lembram as do modelo original, assim como a promessa de espaço - o veículo tem sete lugares, inédito na linha até então.
Um dos destaques é o painel. O acabamento escurecido empresta requinte e traz uma lâmina de vidro ônix em quase toda a peça. Na ponta do tablier, o desenho de um Grand Wagonner - a Jeep volta e meia espalha easter eggs em seus veículos.
Telas não faltam dentro do carro. Além do quadro de instrumentos eletrônico e da central multimídia de 12" com a quinta geração do sistema Uconnect, há outra de 10"25 na parte inferior, para operação de outros sistemas de conforto. O conceito oferece também um display exclusivo para o carona, de 10,25", dois outros para a segunda fila, e mais um para a terceira fileira.
O conceito usa um conjunto híbrido plug-in, mas a Jeep não deu detalhes sobre potência. Sabe-se, porém, que o SUV tem sistema de tração 4x4 e suspensão pneumática.
O primeiro Jeep Wagoneer foi lançado nos Estados Unidos em 1962. Foi um dos pioneiros a aliar a robusteza da tração 4x4 a uma proposta de carro familiar confortável - isso a partir de 1973. Era produzido pela American Motors, que fez o carro até os anos 1980, quando foi absorvida pelo Grupo Chrysler.
Em 1984 surgia o Grand Wagoneer, com pretensão de ser um SUV mais requintado. Era equipado com couro, ar condicionado e rádio AM/FM. Virou quase um símbolo de carro do americano médio e pode ser visto em diferentes filmes e séries de TV - é o carro do Walter White em Breaking Bad, mas também tem um capítulo praticamente dedicado ao Jeep em This is Us.
O Jeep Grand Wagoneer foi fabricado até 1991. Detalhe que ainda usava o motor 5.9 V8 da American Motors.