O canal de notícias da Webmotors

Jetta GLI preparado pela VW tem motor com 355 cv

Carro-conceito da marca alemã feito para o SEMA 2022 recebeu preparação similar à de um kit stage 3 no motor 2.0 TSI

por Lucas Cardoso

Imagine um Jetta GLI com um motor ainda mais potente que o da versão padrão. Em vez dos 231 cv gerados originalmente pelo 2.0 TSI, mais de 350 cv. Imaginou? Pois foi o que a própria Volkswagen fez com o sedã para atrair os olhares dos visitantes no SEMA Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos, que acontece essa semana.
https://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/jetta/20-350-tsi-gasolina-gli-dsg/4-portas/2022/42566125
Chamado de Jetta GLI Performance Concept, o modelo modificado é uma das atrações da marca na tradicional feira de tecnologia. A mecânica base do motor EA88 Gen 3 é a mesma da versão já apimentada do sedã, mas com ajustes para permitir que chegue aos 355 cv de potência e que o torque de 35,69 kgf.m alcance impressionantes 51,8 kgf.m.

Para fazer o motor chegar a esses números, a equipe de engenheiros teve que trabalhar. O turbocompressor original foi trocado por um maior, o caminho da admissão, foi modificado e um novo intercoler foi aplicado. As mexidas deixaram ao Jetta Performance praticamente o nível de um carro com um kit stage 3 de preparo.
https://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/jetta/20-350-tsi-gasolina-gli-dsg/4-portas/2022/44185852
O propulsor "fuçado" de fábrica atua em conjunto com o conhecido câmbio automatizado DSG, de seis marchas, que também foi melhorado para se adequar à nova potência.

O esmero da Volkswagen foi tanto que até a parte estrutural do carro recebeu atenção, com a instalação de mais barras metálicas. Tudo para deixar o carro resistente o suficiente para suportar os ajustes no conjunto mecânico. O trabalho feito aumentou os números de rigidez torcional do sedã.
É claro que os engenheiros também tiveram que mexer no sistema de frenagem - se o carro vai andar mais, tem que frear melhor. Para fazer o monstrinho responder ao pedal de freio com eficiência, a marca adotou um conjunto extra potente da RacingLine, com discos mais resistentes de 15 polegadas em carbono-cerâmica e  pinças de seis pistões. O conjunto de suspensão é do tipo coil-over, com braços de alumínio e ajustes eletrônicos.

No visual, o modelo ganhou saídas de ar laterais funcionais, para ajudar no resfriamento dos pneus e dos freios, novos para-choques dianteiro e traseiro e saias mais largas - todos em fibra de carbono. E ainda um novo defletor traseiro, mas em metal. Os ajustes deixaram o conceito 2 cm mais largo que a versão GLI padrão.

As rodas de 20 polegadas têm calotas do tipo Aerodisc, que reduzem o arrasto aerodinâmico. A pintura da versão é em na cor Kings Red, mas ganha um toque especial no carro-conceito graças a um envelopamento em vinil preto fosco. O design usa formas geométricas na lateral do veículo e tem detalhes também nas rodas.
Por dentro, a única mudança, segundo a Volks, foi a troca dos bancos originais por modelos da Recaro, do tipo concha e que lembram os modelos usados em competições. Um deleite para os saudosistas e amante dos esportivos.

VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas