A JTZ Motos do Brasil acaba de aumentar seu portfólio de marcas no Brasil. A empresa começa a vender no país os quadriciclos da Chongqing Huansong Industry Co. Ltd, fabricante chinesa também conhecida como Hisun Motors (a pronúncia é "ráisan").
A Hisum Motors do Brasil fará parte do grupo JTZ ao lado da Kymco, que comercializa scooters, e da Haojue, cuja linha é composta por motocicletas de baixa cilindrada e motonetas. Todas são controladas pelo mesmo grupo que representa a Suzuki no país, a J. Toledo da Amazônia.
A Chongqing Huansong Industry Co. Ltd foi fundada em 1987 e começou suas operações fabricando peças e componentes de motocicletas. Em 1995, produziu sua primeira motocicleta com tecnologia própria.
A fábrica da Hisum na China tem mais de 670 mil m². As linhas de produção incluem um centro de usinagem próprio e estações automatizadas e/ou robotizadas de soldagem, galvanização, moldagem de plásticos e pintura.
Lá também fica a equipe de pesquisa e desenvolvimento, que já registrou mais de 40 patentes. A JTZ diz que é a maior fabricante de UTVs e ATVS da China, com mais de 100 mil unidades feitas anualmente. Isso além de 500 mil motos/ano.
Sua expansão para o ocidente aconteceu em 2010, quando a Hisun chegou ao mercado dos Estados Unidos. Depois, em 2012 na Europa, iniciou operações também na Europa. Nos dois mercados vende seus ATVs (all-terrain vehicle, ou veículos para todos os terrenos, em tradução livre), popularmente conhecidos como quadriciclos, e UTVs (utility task vehicle, ou veículos utilitários multitarefas), para uso em competições off-road, lazer ou até mesmo para o trabalho em fazendas.
Segundo o gerente comercial da JTZ Motors, Luiz Reges, a aposta no segmento de veículos recreativos se deve ao crescimento na procura por esse tipo de veículo, o que ocorreu principalmente durante a pandemia mundial de Covid-19.
O primeiro modelo a ser vendido pela marca no país será o ATV Forge 400i. O modelo será oferecido em cinco versões - standard, standard L, Deluxe, Camo e Camo Deluxe ("camo" se refere à pintura de estilo camuflado).
Com porte médio, tem 1,93 m de comprimento, 1.04 m de largura e 1,13 m de altura. Pesa 350 quilos em ordem de marcha e tem capacidade de reboque de 544 quilos. Todas as versões vêm com bola de engate e suportes para carga na dianteira, para 20 quilos, e na traseira, para 35 quilos.
Exceto a versão standard, todas também têm guincho elétrico dianteiro, com capacidade para puxar até 1.135 quilos. O painel é uma pequena telinha de LCD com as informações mais importantes, velocímetro, hodômetros, indicador de marcha etc.
O motor é monocilíndrico, injetado e com refrigeração a água. Tem 392 cm³ de capacidade cúbica, 24,5 cv de potência máxima a 6.600 rpm e 2,7 kgf.m a 5.400 rpm.
Outras especificações do modelo são a transmissão automática CVT, as suspensões dianteiras com braço duplo, a traseira com balança e amortecedor central, os freios a disco na frente e atrás, e a tração selecionáveis 4x2 ou 4x4. O Forge 400i também tem diferencial blocante na dianteira.
O quadriciclo é equipado com partida elétrica ou manual, pneus sem câmara e freio de estacionamento mecânico. O modelo será vendido nas cores vermelha e camuflada e tem um ano de garantia. Aliás, os veículos da Hisun Motors do Brasil serão comercializados nas concessionárias autorizadas que já vendem modelos Suzuki, Haojue e Kymco no Brasil - cada vez mais transformadas em multimarcas.
Os preços do Forge 400i serão os seguintes:
. Forge 400i standard: R$ 43.350
. Forge 400i standard L: R$ 43.700
. Forge 400i Deluxe: R$ 44.800
. Forge 400i Camo: R$ 43.900
. Forge 400i Camo Deluxe: R$ 44.200
A Hisun Motors do Brasil também vai comercializar UTVs, mas sob encomenda. Os modelos previstos são o Sector 550 EPS, o Srike 550R, e os Sector 750 SPS (duas pessoas) e 750 Crew (quatro pessoas). Todos têm transmissão CVT, tração 4x2 e 4x4, guincho elétrico, teto e para-brisa. Além destes, também será disponibilizado os modelo elétrico Sector E1 em cinco versões. Mais informações no site www.hisunmotors.com.br