O segmento liderado - com folga - pelo Chevrolet Onix Plus deverá, em breve, ganhar um concorrente de peso. É o Kia K3, um sedã compacto previsto para desembarcar em 2025 no mercado brasileiro.
Quem confirmou a novidade foi o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, em entrevista para nossos colegas do site AutoData.
O K3 é um modelo produzido no México, mas que precisaria atingir a marca de 60% de conteúdo local para conseguir entrar aqui sem pagar imposto de importação. Regra do acordo bilateral de exportação e importação de automóveis entre os dois países.
É aí que entra outra novidade prevista para o K3 "brasileiro": um conjunto motriz híbrido leve e flex. O motor 1.0 turbo e híbrido leve - que já é usado aqui no SUV Stonic - será preparado para funcionar com etanol ou gasolina.
Vale destacar que esse 1.0 turbo flex é o mesmo propulsor que já equipa dos brasileiros HB20, HB20 e Creta. Mas sem a eletrificação, claro.
Mas aí você me pergunta: qual é a desse Kia K3? É o substituto do Rio, um compacto que - quase ninguém se lembra -, chegou a ser vendido aqui no Brasil em sua variação hatch.
O K3 tem linhas arrojadas e projeto bem recente, já que começou a ser fabricado em outubro do ano passado na fábrica mexicana da Kia, em Pesquería, para atender ao mercado da América Latina e do Oriente Médio.
Com 4,55 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,48 m de altura, além de um entre-eixos de 2,67 m, o Kia K3 é um carro maior que o Chevrolet Onix Plus e tem praticamente as mesmas medidas externas do Volkswagen Virtus, um dos maiores sedãs compactos do mercado brasileiro.
No México, o Kia K3 é produzido com três opções de motorização: um 1.4 que desenvolve 100 cv de potência, um 1.6 de 123 cv e um 2.0 de 152 cv.
Esses dois últimos propulsores, aliás, são da mesma família que equipa o SUV Creta no Brasil. A transmissão pode ser manual ou automática - sempre de seis marchas.
Falando agora de equipamentos de série, a lista do K3 nos mercados internacionais é bem completa.
Além de itens como ar-condicionado de duas zonas e faróis de LED, pode ser equipado com um pacote ADAS que inclui frenagem autônoma, monitor de pontos cegos e assistentes de manutenção e centralização em faixa.
No México, o Kia K3 tem preços entre 322.400 e 467.400 pesos. Valores que, em conversão direta, equivalem a R$ 90.700 e R$ 131.450, respectivamente. Na média dos outros sedãs compactos do mercado mexicano.
Só para vocês terem uma ideia, o brasileiro Chevrolet Onix Plus - que por lá é só Onix mesmo - tem versões entre 320.900 e 411.900 pesos. Ou R$ 90.250 e R$ 116.000.