Apesar de ter sido lançado inicialmente no Brasil, o Renault Kardian é um produto do portfólio global da marca francesa. E uma prova disso é que o SUV compacto acaba de estrear também em Marrocos.
Diferentemente dos mercados da América Latina, que recebem o Kardian produzido em São José dos Pinhais (PR), o carro vendido no país do Norte da África é feito por lá mesmo, em uma fábrica em Casablanca. Sim, a cidade daquele filme clássico dos anos 1940...
O carro tem algumas diferenças em relação ao Kardian brasileiro. A principal delas é a opção de motorização diesel, um 1.5 turbo de quatro cilindros, que desenvolve 102 cv de potência e 22,4 kgf.m de torque. O câmbio é manual de cinco marchas.
Não custa nada lembrar que essa opção de motorização não poderia equipar o Kardian brasileiro, já que além de não ser um veículo comercial de carga, não tem tração 4x4 ou uma primeira marcha com força de reduzida - requisitos necessários para um carro de passeio ser equipado com um motor diesel dentro da legislação local.
Curiosamente, esse propulsor a diesel tem o mesmo torque máximo do 1.0 turbo flex que equipa o carro brasileiro. Aliás, o "mil" sobrealimentado de três cilindros até está disponível no Marrocos, mas em uma calibração mais fraca do que a vista por aqui - 100 cv de potência e 16,3 kgf.m de torque. E sai de cena o câmbio de dupla embreagem, trocado por um automático CVT.
Outros diferenciais são as opções de cores, revestimentos internos e as rodas, que mesmo nas versões mais caras têm 16 polegadas e desenho diferenciado. Alémdisso, nota-se a ausência da alavanca de câmbio eletrônica presente no "nosso" Kardian.
No Marrocos, o Kardian está disponível em três versões (Equilibre, Techno e Iconic), e é o carro mais acessível da Renault. Fica posicionado na linha logo abaixo do Clio, que parte de 200 mil dirham, a moeda local (o equivalente a cerca de R$ 120 mil).
Todas as versões têm opção do motor a diesel ou a gasolina, e preços que variam entre 179 mil dirham e 205 mil dirham (o equivalente a R$ 108 mil e R$ 123 mil, em conversão direta).
Preço inicial bem próximo do cobrado no Brasil pela versão Evolution com câmbio manual (R$ 106.990). Por outro lado, o Kardian de entrada oferecido por lá não tem itens como o painel digital e o ar-condicionado automático.