O canal de notícias da Webmotors

Kawasaki mostra protótipo elétrico na Alemanha

Modelo EV foi exibido no Salão de Colônia, e aponta como será o primeiro modelo 100% a bateria da marca japonesa

por Roberto Dutra

A Kawasaki já revelou que pretende ter sua linha de motocicletas completamente eletrificada em 2035. Ainda faltam mais de 10 anos, mas como o desenvolvimento de modelos 100% a bateria é demorado, a marca já pilota nessa direção há algum tempo.
E um passo importante foi dado agora, quando a marca mostrou no Intermot - o Salão de Motos de Colônia, na Alemanha - seu primeiro protótipo elétrico pronto. A Kawasaki EV é uma moto cujo estilo naked lembra bastante os modelos da linha Z (especialmente a Z400).

Farol, banco, guidão, pedaleiras, "roupa" e suspensões, por exemplo, são idênticos ou muito parecidos. Apenas o quadro parece ter sofrido alterações - o que é natural - para receber o novo motor elétrico e a bateria.
Os freios e as rodas, por sua vez, parecem ter vindo da Z300,a antecessora da Z400, ou da Ninja 300, antecessora da Ninja 400. Numa análise minuciosa, os pneus têm a classificação "S", para velocidade máxima de 180 km/h.
Essa velocidade parece um tanto otimista diante da única especificação técnica revelada pela marca: a potência declarada equivalente a 15 cv - similar à de motos com motor a combustão de 150 cm³, em média. Ou seja, a esguia EV será para uso urbano. Mas também não ficou claro se a bateria será fixa ou removível.

Veja as ofertas de motocicletas Kawasaki no estoque Webmotors!
Masaya Tsuruno, diretor da Kawasaki Motors Europe, falou muito sobre a moto, mas disse pouco. E não revelou suas especificações técnicas. Admitiu apenas que a EV será a base para um modelo de produção e lembrou que a marca pretende mostrar mais modelos elétricos ainda este ano. Uma será com visual esportivo, mas compartilhando a base do protótipo exibido em Colônia.
Essa Kawasaki EV na verdade apareceu primeiramente em agosto último, em uma demonstração durante a competição de motos Oito Horas de Suzuka. Lá a moto estava montada sobre a base de uma "mini-Ninja". A versão mais completa é esta do Intermot, e mostra que a marca japonesa está realmente bem próxima de começar a produção de sua primeira moto elétrica.

Tempos atrás a Kawasaki falou em lançar umas 10 motos elétricas ou híbridas até 2025. Mas Masaya Tsuruno disse que a fabricante também vai olhar para outras opções e reiterou o "compromisso" da marca com os motores térmicos, lembrando que o uso de combustíveis líquidos mais ecológicos do que a gasolina e até o hidrogênio são considerados.
Para completar - e para surpresa de muita gente - , o diretor da Kawasaki Motors Europe ainda disse que a marca está ativamente envolvida em novas parcerias para além das motocicletas, com vista a atuar no mercado de... automóveis!
Agora, é aguardar o Salão de motos Milão (EICMA), o maior do mundo do setor, que acontecerá no mês que vem na Itália.

Comentários

Carregar mais