A Kawasaki Ninja H2 é relativamente conhecida do público brasileiro. As versões "normais" da moto foram vendidas por aqui em 2016 (standard) e, depois, em 2019 e 2020 (H2 SX). E sua versão mais furiosa, a H2R, que é feita só para pistas fechadas, veio para cá só em 2019 - na época, custava R$ 357 mil.
Lá fora, porém, a Kawasaki Ninja H2R sempre esteve à venda e agora chega à linha 2023 na Europa. Basicamente teve alguns aprimoramentos aerodinâmicos, como a adoção de novas "asinhas" nas carenagens laterais, em adesão à moda que tem pego tanto superesportivas como algumas naked de alto desempenho.
Essas asinhas geram o que se chama de "downforce" - quando o ar pressiona a moto de encontro ao solo em altíssimas velocidades, aumentando a aderência. Quanto maior a velocidade, mais pressão aerodinâmica é feita e mais grudada ao piso a motocicleta fica.
Pode parecer frescura, mas não é. Afinal, trata-se de uma moto especialmente rápida e veloz, feita para uso exclusivo em pistas fechadas - nos track days da vida ou em competições. Tanto que a H2R, na Europa, nem é homologada para rodar nas ruas.
O desempenho é nada menos do que avassalador. A Ninja H2R tem motor com quatro cilindros em linha com 998 cm³, que rende incríveis 310 cv de potência a 14.000 rpm e torque de 16,8 kgf.m a 12.500 rpm. Esses números são obtidos não só com uma tecnologia muito refinada, mas também com a adoção de um turbocompressor no motor.
Sim, a Ninja H2R é uma moto turbinada de fábrica! E por isso seus dados de desempenho são incríveis. O zero a 100km/h é feito em menos de 2,5 segundos e a velocidade máxima... bem, a moto já chegou aos 400 km/h em um quebra de recorde realizada na Turquia, em 2016 (veja o vídeo no fim dessa matéria).
Outras especificações da moto da Kawasaki são o câmbio de seis marchas com secundaria por corrente e quickshifter bidirecional, os freios Brembo Stylema com quatro pistões na frente e Brembo padrão com dois pistões atrás, e o amortecedor de direção Öhlins.
A suspensão dianteira tem garfos invertidos e ajustes de compressão, pré-carga e retorno, e a traseira é monochoque Öhlins TTX36 com reservatório de gás também toda regulável. Para completar, a balança traseira é monobraço, o tanque leva 17 litros de combustível, os pneus são 120/60 R17 na frente e 190/65 R17 atrás, e o peso a seco de 216 quilos.
Quer mais? A Ninja H2R pode chegar a assustadores 326 cv de potência. Para isso, basta que esteja em altíssima velocidade: o sistema RAM Air na admissão força mais ar para a caixa, que pressuriza a câmara de combustão ainda mais, fazendo a potência subir - mas ainda na mesma faixa de rotação.
Nos principais mercados europeus a Ninja H2R é vendida pelo preço médio de 56.000 euros. Na Inglaterra, está cotada em 50 mil libras. De toda forma, algo entre R$ 293 mil e R$ 300 mil em conversão direta. No Brasil, passaria fácil de um milhão de reais. Como é uma moto de produção limitadíssima, e sempre importada do Japão, as encomendas na Europa inteira só serão aceitas até o próximo dia 8 de novembro. Depois disso, só ano que vem.