Kia Cerato sai de linha no Brasil

As duas versões da quarta geração do sedã não estão mais do site da marca, que agora deverá focar somente nos SUVs

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Lucas Cardoso
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O Kia Cerato deixou de ser oferecido no site oficial da marca. É mais um sinal dos tempos atuais, em que a oferta de sedãs diminui progressivamente. Outrora popular entre as famílias, os modelos três-volumes têm, cada vez mais, dado lugar aos SUVs.

Procurada pelo WM1, a Kia Motors confirmou que a oferta do modelo foi suspensa, mas deixou em aberto um eventual retorno: "Por ora, a Kia não comercializará o Cerato. Aguardará momento mais propício" - informou a marca, através de sua assessoria de imprensa.

Kia Cerato F1
A quarta geração do sedã foi lançada por aqui em 2019
Crédito: Divulgação
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Em sua quarta geração, o modelo era oferecido apenas em duas versões: EX e SX. As opções se diferenciavam pelo nível de equipamentos e custavam R$ 113 mil e R$ 119 mil, respectivamente.

As duas versões tinham a mesma mecânica baseada no motor 2.0 aspirado flex de 167 cv de potência e 20,6 kgf.m de torque. A transmissão era automática de seis marchas nas duas configurações.

O sedã tinha apenas duas versões disponíveis, que se diferenciavam pelo nível de equipamentos
Crédito: Divulgação
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Foco nos  SUVs

Com o fim do sedã, a marca sul-coreana passa a ter apenas SUVs em seu portfólio. A lista tem Stonic, Niro e Sportage, além da minivan Carnival e do caminhão Bongo, que é um Veículo Utilitário Compacto (VUC).

A linha atual era oferecida apenas com o motor Nu 2.0 aspirado, que rendia até 167 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Lançado por aqui em 2006, o Cerato nunca foi um carro muito procurado pelo consumidor. Seu melhor resultado foi registrado em 2011, quando o três-volumes da Kia emplacou mais de 20 mil unidades. De lá para cá, o modelo teve resultados modestos.

Mesmo após a chegada da quarta geração, em 2019, os números continuaram caindo. A falta de novidades para o modelo pode ser um dos motivos para essa falta de interesse do consumidor, que via na concorrência modelos mais modernos e com motores turbinados.

A primeira geração do Cerato surgiu por aqui em 2006 importada diretamente da Coreia do Sul
Crédito: Divulgação
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Motor turbo

Essa ausência, aliás, poderia ter sido resolvida, uma vez que a Kia oferece, lá fora, versões do carro com propulsor 1.0 turbo. O motor até chegou a ser cogitado para o nosso mercado no ano passado, mas não chegou a vir.

A primeira linha do Cerato pertencia à primeira geração do sedã. Em duas versões, o modelo era equipado com os motores Alpha 1.6 e Beta 2.0, ambos a gasolina. O primeiro aspirado rendia 104 cv e 14,6 kgf.m de torque. Já a segunda tinha 141 cv de potência e 18,6 kgf.m.

Interessante como usado

O fim da linha como modelo zero-quilômetro bota o Kia Cerato em uma nova realidade: a de carro interessante como usado. Pode parecer um contrassenso, mas não é: o Cerato é um sedã de visual harmonioso e elegante, tem bom espaço interno, porta-malas satisfatório, motorização coerente, desempenho honesto e - acima e tudo - boa fama de robustez e confiabilidade.

Bem avaliado pelos proprietários, é um carro com seguro mais barato que os de alguns concorrentes diretos e não tem histórico de problemas crônicos ou se frequentar assiduamente as oficinas. Ou seja, quem procura um sedã com essas características tem no Cerato uma boa opção.

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