O canal de notícias da Webmotors

Kia Cerato sai de linha no Brasil

As duas versões da quarta geração do sedã não estão mais do site da marca, que agora deverá focar somente nos SUVs

por Lucas Cardoso

O Kia Cerato deixou de ser oferecido no site oficial da marca. É mais um sinal dos tempos atuais, em que a oferta de sedãs diminui progressivamente. Outrora popular entre as famílias, os modelos três-volumes têm, cada vez mais, dado lugar aos SUVs.
Procurada pelo WM1, a Kia Motors confirmou que a oferta do modelo foi suspensa, mas deixou em aberto um eventual retorno: "Por ora, a Kia não comercializará o Cerato. Aguardará momento mais propício" - informou a marca, através de sua assessoria de imprensa.

Em sua quarta geração, o modelo era oferecido apenas em duas versões: EX e SX. As opções se diferenciavam pelo nível de equipamentos e custavam R$ 113 mil e R$ 119 mil, respectivamente.
As duas versões tinham a mesma mecânica baseada no motor 2.0 aspirado flex de 167 cv de potência e 20,6 kgf.m de torque. A transmissão era automática de seis marchas nas duas configurações.

Foco nos  SUVs

Com o fim do sedã, a marca sul-coreana passa a ter apenas SUVs em seu portfólio. A lista tem Stonic, Niro e Sportage, além da minivan Carnival e do caminhão Bongo, que é um Veículo Utilitário Compacto (VUC).

Lançado por aqui em 2006, o Cerato nunca foi um carro muito procurado pelo consumidor. Seu melhor resultado foi registrado em 2011, quando o três-volumes da Kia emplacou mais de 20 mil unidades. De lá para cá, o modelo teve resultados modestos.
Oferta Relacionada: Marca:KIA Modelo:CERATO
Mesmo após a chegada da quarta geração, em 2019, os números continuaram caindo. A falta de novidades para o modelo pode ser um dos motivos para essa falta de interesse do consumidor, que via na concorrência modelos mais modernos e com motores turbinados.

Motor turbo

Essa ausência, aliás, poderia ter sido resolvida, uma vez que a Kia oferece, lá fora, versões do carro com propulsor 1.0 turbo. O motor até chegou a ser cogitado para o nosso mercado no ano passado, mas não chegou a vir.
A primeira linha do Cerato pertencia à primeira geração do sedã. Em duas versões, o modelo era equipado com os motores Alpha 1.6 e Beta 2.0, ambos a gasolina. O primeiro aspirado rendia 104 cv e 14,6 kgf.m de torque. Já a segunda tinha 141 cv de potência e 18,6 kgf.m.
Interessante como usado
O fim da linha como modelo zero-quilômetro bota o Kia Cerato em uma nova realidade: a de carro interessante como usado. Pode parecer um contrassenso, mas não é: o Cerato é um sedã de visual harmonioso e elegante, tem bom espaço interno, porta-malas satisfatório, motorização coerente, desempenho honesto e - acima e tudo - boa fama de robustez e confiabilidade.
Bem avaliado pelos proprietários, é um carro com seguro mais barato que os de alguns concorrentes diretos e não tem histórico de problemas crônicos ou se frequentar assiduamente as oficinas. Ou seja, quem procura um sedã com essas características tem no Cerato uma boa opção.

Comentários

Carregar mais