A Kia já nos mostrou o carro que nasce para reformular a história da marca: o EV3, um SUV compacto com 4,30 metros, duas opções de baterias e promessas de boa autonomia e preço acessível.
Feito sobre a plataforma E-GMP, o modelo exibe amplo espaço interno e foco em clientes jovens e conectados com o futuro da mobilidade. É praticamente a mesma receita que vimos recentemente com o lançamento do Volvo EX30.
A base, portanto, é a mesma utilizada pelo EV6 e pelo EV9, entre outros modelos eletrificados que ainda serão construídos para o futuro. Visualmente, o SUV segue a mesma filosofia estética, embora com muita personalidade própria.
O EV3 não é grande, mas parece - muito por conta de recursos técnicos do desenho. Com 4,30 m de comprimento, o SUV também tem 1,85 m de largura, 1,56 m de altura e bons 2,68 m de entre-eixos.
Além disso, promete um porta-malas com 460 litros, que poderá ser estendido a 1.200 litros se os bancos traseiros forem rebatidos. E ainda há o rack de teto deslizante, inspirado no do irmão EV9.
E o espaço para bagagem não para por aí: o Kia EV3 ainda terá um compartimento de 25 litros sob o capô dianteiro, já que não é ali que estará o motor.
Por dentro, o modelo promete muito futurismo e modernidade tecnológica. Terá painel com três telas, todas interligadas. O quadro de instrumentos, à esquerda, terá 12,3 polegadas, assim como a central multimídia, na parte direita da peça. Ao centro, o monitor ainda terá uma pequena tela de cinco polegadas. Com um detalhe: o sistema ainda terá chatGPT.
Quer mais? O SUV promete ter a bordo apps como Netflix, Spotify e diversos outras funcionalidades no momento em que estiver sendo recarregado.
Quem comanda o Kia EV3 é um conjunto do tipo síncrono de ímã permanente, capaz de entregar 204 cv de potência. Acoplado a esse motor, que fica no eixo dianteiro - mas não sob o capô - está o conjunto de baterias, que pode ter duas capacidades: 58 kWh ou 81 kWh.
A autonomia prometida é de 599 quilômetros no ciclo WLTP - portanto, espere por algo próximo a 420 quilômetros no PBEV do Inmetro. Já o tempo de recarga é desses modernos e rápidos, de 11 KW (ou 22 kW como opcional), que pode recuperar até 80% da bateria em menos de uma hora em corrente DC.
O Kia EV3 chega às lojas europeias e do mercado norte-americano em outubro, com preço estimado a partir de US$ 35 mil (cerca de R$ 160 mil na conversão direta).
Esperamos o modelo no Brasil lá pelo segundo semestre de 2025. O preço por aqui obviamente ainda não foi definido, mas promete ser um divisor de águas dentro do mercado de carros elétricos.