A Kia claramente não é uma marca que se acomoda quando o assunto é design. Chamado de Kia K4, o mais novo sedã da montadora, que provavelmente substituirá o Cerato, é a prova disso.
Com visual para lá de ousado, o três volumes com jeitão de cupê tem linhas que remetem bastante à nova identidade visual da marca sul-coreana, especialmente a que vem sendo praticada na linha de modelos eletrificados.
A começar pelo design da dianteira do sedã. O para-choque é cheio de vincos e abre espaço para uma pequena grade e para a tomada de ar na parte inferior. Mas, sem dúvida, os faróis são as peças que mais atraem visualmente. O conjunto de iluminação tem assinatura em LED em formato de "T" e acabamento fumê.
Nas laterais, o caimento do teto é suave a partir da coluna "B" e termina na tampa do porta-malas, bem ao estilo dos cupês. As maçanetas das portas traseiras ficam escondidas na coluna "C", entre a janela e o vidro vigia.
As rodas têm visual bem similar ao padrão aplicado atualmente nos modelos elétricos da Kia, com quase toda a superfície fechada. O tamanho não foi revelado, mas a impressão que passa é de aro 19 ou 20.
A traseira repete a ousadia da dianteira. O caimento da tampa do porta-malas simula um spoiler. As lanternas também têm formato irregular, com LEDs começando na lateral e invadindo a quinta porta.
Parte do para-choque tem acabamento em preto fosco. O material é o mesmo que acompanha toda a extremidade inferior do carro, como nas caixas de roda e nas saias laterais.
Por dentro, o visual do K4 é minimalista. O painel tem dois níveis. A central multimídia e o painel de instrumentos ficam juntos em uma tela inteiriça gigante. Apesar dessa tela, a Kia manteve os botões físicos.
Os botões ficam posicionados logo acima das saídas do ar-condicionado, que parecem unidas por um grande friso. O volante tem apenas dois raios e parece e tem base reta. Nas portas, é possível ver os botões para ajustar, aquecer ou resfriar os bancos.
O modelo revelado tem acabamento interno em couro na cor verde-azulado, chamado pela Kia de Slate Green, além de partes em preto. A marca promete oferecer outros tons como marrom, preto e cinza.
A lista de equipamentos do sedã ainda não foi divulgada, mas é de se esperar que o modelo tenha um conjunto bem caprichado. A parte mecânica também não foi citada pela Kia.
Os detalhes devem ser revelados durante o Salão de Nova York, que acontece entre os dias 27 de março e 7 de abril. A chegada ao Brasil, assim como é o caso de outros elétricos da marca, é improvável - pelo menos por enquanto.