A Kia das Américas Central e do Sul fez nesta semana o lançamento do SUV elétrico EV9 e afirma ter iniciado uma "nova era da mobilidade elétrica na região". O evento aconteceu no deserto do Atacama, no Chile, e teve até uma aldeia chamada "The Kia EV9 Village”.
Feito sobre a inovadora plataforma modular global elétrica e-GMP, o EV9 testado no deserto tinha alcance de 497 quilômetros (WLTP). Com capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 Volts, é possível recarregar a bateria o suficiente para o SUV rodar por 239 quilômetros em apenas 15 minutos.
Quem acompanha o WM1 já sabia que o modelo de sete lugares e três fileiras estava a caminho. Para quem tem interesse no utilitário - que por aqui será rival de modelos como Audi e-tron, BMW iX, do futuro Volvo EX90 e demais SUVs elétricos do mercado de luxo -, publicamos uma avaliação exclusiva.
O EV9 tem 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura. Destaque para a excelente distância entre-eixos, de 3,10 m.
A filial brasileira da Kia ainda não deixa clara qual será a motorização usada pelo SUV aqui no Brasil, mas nós temos as informações do que o carro oferece lá fora - afinal, o modelo será importado.
São três opções de propulsão:
O Kia EV9 deve ter uma série de recursos potencializados pelos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), como o assistente de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA), o assistente de prevenção de colisão por ponto cego (BCA), o auxílio para manutenção de faixa (LKA) e o limitador de velocidade (ISLA).