Uma reestilização inspirada na arquitetura do totalmente elétrico EV9 foi incorporada ao visual da quarta geração do Kia Sorento, que também passará a ter uma variante híbrida.
A novidade foi mostrada pela Kia no Salão de Los Angeles esta semana. Além do novo desenho e da hibridização, o modelo também recebe novo interior e um pacote off-road chamado X-Pro.
A estimativa é de que o SUV comece a ser vendido nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2024 (ainda sem o novo conjunto híbrido) e que até o fim do ano - justamente quando o SUV deve chegar ao Brasil - a eletrificação passe a ser oferecida.
Atualmente, a Kia não vende o Sorento no Brasil - a gama da marca, hoje, é composta por Stonic, Niro e Sportage, todos híbridos, além do Bongo, um utilitário comercial leve movido só por motor térmico.
A marca afirma que a Carnival e o Sorento devem voltar ao line-up em breve, junto com uma série de carros elétricos, como os modelos EV6 e EV9.
O novo Sorento, pelo porte e pela proposta, promete ser o carro mais luxuoso da Kia assim que chegar - o preço deve ficar perto dos R$ 300 mil.
Vale lembrar que a marca ainda tem um SUV maior que ele, chamado Mohave, que já foi vendido no Brasil e que também pode receber novidades em breve - bem como voltar a ser importado para cá.
O carro revelado no Salão mostra várias novidades tecnológicas, como um display panorâmico com tela curva que une o quadro de instrumentos e a central multimídia (ambos com 12,3 polegadas) e sistemas de auxílio à condução com ADAS de nível 2.
Serão dois principais conjuntos mecânicos.
As versões de entrada S e LX vão usar um motor de quatro cilindros em linha, 2.5 turbo, de 191 cv e 25 kgf.m de torque, combinado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas.
Já as configurações mais caras, EX, SX, X-Line e X-Pro, devem usar uma variante mais forte do mesmo conjunto, capaz de entregar 281 cv e 43 kgf.m de torque - nessas, a transmissão muda e passa a ser automatizada de dupla embreagem, apesar de também ter oito marchas.
Mais novidades sobre equipamentos, diferenciação entre as versões e níveis de segurança e também sobre o emprego de propostas distintas de sofisticação devem ser divulgadas em breve.