A Kia do Brasil lança nesta quarta-feira (06) o Kia Niro Rio Open Limited Edition, série especial limitada de 100 unidades do SUV médio híbrido, que ganha itens de conforto e de design adicionais em relação à configuração SX Prestige, até então a topo de linha.
Mas atenção: o preço anunciado de R$ 222.790 é promocional e vai só até o final deste mês. Após a virada do ano, o valor será de R$ 231.790 - ou enquanto durarem os estoques. A versão SX Prestige continua em R$ 219.990.
Os itens adicionais são os bancos dianteiros com ventilação, banco do motorista com ajustes elétricos e memórias (de posição, dos retrovisores, do modo de condução preferido e até dos ajustes do ar-condicionado), banco do passageiro com ajuste de relaxamento, novo quadro de instrumentos digital, panorâmico e programável de 10,25 polegadas, e aina tapetes e emblemas personalizados da série Rio Open Limited Edition - com a identificação da unidade de um a 100 no console central.
Sim. Todas as unidades da edição exclusiva são pintadas em uma nova cor, chamada de "Vermelho Metálico", que antes não era oferecida no Brasil.
O lançamento do Niro Rio Open Limited Edition vem acompanhado da promoção "Kia, um Rio Open para você": ao fazer um test-drive com um dos modelos híbridos da Kia (Stonic, Niro ou Sportage); fazer uma revisão periódica ou comprar qualquer carro zero quilômetro da marca, com exceção do Bongo, clientes e demais participantes recebem um ou mais números para concorrer a três viagens com acompanhante para o Rio de Janeiro - com avião, estadia em hotel cinco estrelas e ingressos pagos para assistir às semifinais e final do Rio Open 2024.
O Niro é o terceiro modelo eletrificado da Kia no Brasil. Tem motor Kappa 1.6 16V a gasolina com injeção direta unido a um elétrico, e juntos rendem potência combinada de 141 cv com 27 kgf.m de torque.
Segundo o Inmetro, o carro pode fazer 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade, o que lhe garante o título de SUV híbrido não plug-in (HEV) mais econômico do mercado. Com tanque de 42 litros, pode chegar a 800 quilômetros de autonomia, o que segundo a Kia é cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes.
Apesar das dimensões compactas, com 4,42 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,55 m de altura, a Kia garante que a cabine do Niro tem espaço e conforto para cinco ocupantes graças aos bons 2,72 m de distância entre-eixos - 2 cm a mais que a do Toyota Corolla, por exemplo. Esse bom número foi obtido graças ao posicionamento do tanque abaixo do banco traseiro - justamente o que permite ao SUV oferecer mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa.
O carro tem rodas de liga leve de 18 polegadas, porta-malas com de 425 litros de capacidade e sistema de entretenimento moderno, que combina as funcionalidades dos smartphones por uma tela tátil "flutuante" de 10,25 polegadas compatível com CarPlay e Android Auto sem fio. Também é equipado com carregador de celular por indução e uma entrada USB-C de recarga rápida, disponível no encosto dos bancos dianteiros.
De série, a versão mais cara do Niro tem ar-condicionado digital automático de duas zonas, seis airbags, retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, e ainda aquecimento e repetidores das setas em LED, e também Isofix, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e pacote ADAS de assistência à condução.
No Niro Rio Open, o ADAS (de Advanced Driver Assistance System) inclui alertas de fadiga, de saída de faixa, de centralização e permanência na faixa e aviso de farol alto. O pacote também inclui assistentes de saída em segurança, de prevenção de colisão por ponto cego, de colisão frontal e de colisão traseira em tráfego cruzado, além de piloto automático adaptativo (ACC) e câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento.
Anote aí: a garantia do Niro é de cinco anos ou 100 mil quilômetros. Já a garantia da bateria do sistema híbrido é de oito anos ou 160 mil quilômetros.