A pandemia do novo coronavírus forçou a mudança de planos para muitos fabricantes. Para a Kia, que só tem modelos importados no Brasil, mais ainda. E impactou uma das maiores apostas da marca sul-coreana para o nosso mercado: o SUV compacto Seltos.
O modelo continua confirmado para chegar ao país. Verdade que a ideia era lançar o utilitário esportivo no último trimestre de 2020, mas a Covid-19 adiou os planos. Agora, o Kia Seltos está planejado para 2021, porém outro obstáculo pode deixar o carro ainda em banho-maria: o dólar.
Isso porque o Kia Seltos viria importado da Coreia do Sul (mais provável) ou da Índia. Com a moeda americana oscilando acima dos R$ 5, o SUV dificilmente terá preço competitivo para brigar no segmento de compactos, com Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross etc.
Com 4,37 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, além de um bom porta-malas de 435 litros, o utilitário já foi homologado para o Brasil. Virá inicialmente com o mesmo motor 1.6 16V de 130/123 cv do recém-lançado hatch Rio (e que equipa as linhas Hyundai HB20 e Creta). Versões com o 2.0 de 167/157 cv do sedã médio Cerato ainda estão em estudos.
O que pode salvar o futuro do Kia Seltos no Brasil é sua produção no México - de onde vem o Rio. O modelo é cotado para ser produzido na nova unidade da marca coreana no país latino, algo que melhoraria os custos e a logística para a venda do SUV.