Depois de revelar, no início da abril, o nome de seu novo produto, e de mostrar no final daquele mês a primeira imagem da Kia Tasman, agora é oficial: a picape média finalmente foi apresentada.
Seu objetivo é claro: ser mais uma opção no mercado de picapes "pequenas" dos Estados Unidos - portanto, abaixo do segmento das full-size, como Ford F-150, RAM 1500, Chevrolet Silverado e cia.
Aqui no Brasil, caso seja importada, o papo será mais certeiro: encarar modelos médios como Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier, Fiat Titano, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e outros modelos que são vendidos no país.
Conforme esperado e divulgado pelos teasers, a picape tem design mais "quadrado", com dianteira alta, caixas de rodas bem demarcadas e estilo clássico. Desenho de certo modo parecido com o da Jeep Gladiator, embora o modelo da marca norte-americana seja bem maior.
Quase como uma picape com jeitão militar. Ela tem 5,41 metros de comprimento, 1,89 metro de altura, 1,93 m de largura e 3,27 m de entre-eixos.
Em termos de capacidades, ela supera as três principais rivais do segmento. Enquanto a picape da Kia tem 1.195 quilos de capacidade de carga (e volume de 1.173 litros), Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger têm números que ficam abaixo da nova concorrente. No reboque, a Tasman pode puxar até 3,5 toneladas.
São duas opções. Na Coreia do Sul, onde é fabricada, ela pode usar um motor a gasolina 2.5 de 281 cv e 43 kgf.m de torque e combiná-lo a uma caixa de câmbio automática de oito marchas. Com esse conjunto, ela consegue acelerar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos.
Em outras regiões, como em vários outros países da Ásia e no importante mercado australiano, que é um grande consumidor de picapes, ela pode usar um motor a diesel de 210 cv e 45 kgf.m que usa o mesmo tipo de câmbio, mas que faz ela ser mais lenta no 0-100 km/h (feito em 10,4 s).
Embora mais lenta, tem mais força por conta do torque ligeiramente maior do motor a diesel. Obviamente, o sistema de tração é 4x4. O tanque de combustível tem 80 litros.
Já em países da África e do Oriente Médio, as duas opções de motores estarão disponíveis, bem como uma nova opção de transmissão - uma caixa manual de seis ou oito velocidades.
Para o Brasil, embora sua chegada não esteja confirmada, nós apostaríamos no conjunto a diesel com câmbio automático.
A Kia Tasman foi apresentada em duas configurações: X-Line e X-Pro, sendo que a "Pro" tem foco em situações fora-de-estrada. De acordo com a Kia, a capacidade de imersão da picape é de 80 cm.
Completa, ela tem painel ultra tecnológico e uma boa oferta de equipamentos, além de uma série de recursos e peças feitos com tecido reciclado e de garrafa PET.
O sistema de som, por exemplo, é da grife Harman Kardon e tem oito alto-falantes. Como esperado, um grande display une o painel de instrumentos de 12,3 polegadas a uma tela tátil, também de 12,3 polegadas, que faz a função da central multimídia. Entre elas, há uma tela menor de cinco polegadas no centro.
Fora isso, os ajustes dos bancos e espelhos são elétricos, assim como o freio de estacionamento, que é eletrônico. Há, por fim, uma série de recursos de espaço, posições inovadores de porta-objetos e uma série de porta-copos pela cabine.