Com o perdão do trocadilho: o mercado brasileiro de sedãs híbridos tem um novo rei. O BYD King superou, em 2024, as vendas das versões eletrificadas do Toyota Corolla.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o chinês BYD King somou 4.938 emplacamentos no ano passado, ante as 4.389 unidades do Toyota Corolla, que é feito em Indaiatuba (SP).
Esta foi a primeira vez que o Corolla perdeu o posto de sedã híbrido mais vendido do Brasil desde seu lançamento, em 2019. Mas, verdade seja dita: de lá para cá, o modelo da Toyota nunca tinha enfrentado um concorrente direto até o lançamento do BYD King por aqui, em junho de 2024.
Mesmo com uma lista de equipamentos mais enxuta que a do Corolla, o sedã da BYD acabou conquistando o público com uma estratégia agressiva de preços, que posicionou o modelo na mesma faixa dos concorrentes 100% a combustão.
Os números da ABVE mostram ainda outras curiosidades sobre essa briga entre os sedãs híbridos mais vendidos. No caso do Corolla, 81,1% dos compradores optaram, em 2024, pela versão topo de linha Altis Hybrid Premium. Isso justifica a decisão da Toyota de descontinuar a versão Altis Hybrid na linha 2025.
Atualmente a única versão híbrida do Corolla, a Altis Hybrid Premium sai por R$ 199.990. O conjunto motriz autocarregável é composto por um motor 1.8 flex e um motor elétrico de tração, além do câmbio automático transeixo híbrido CVT.
No caso do King, as vendas foram divididas praticamente meio a meio entre as duas versões do modelo, com uma leve vantagem para a topo de linha GS, que abocanhou 53,4% das vendas.
Com preço de tabela de R$ 187.800, o King GS tem um conjunto motriz de 235 cv de potência e um alcance de 80 quilômetros no modo 100% elétrico.
Já o King GL sai por R$ 175.800 e tem 209 cv de potência combinada, além de uma autonomia de 32 quilômetros no modo elétrico.