O mundo dos supercarros tem um novo representante de respeito: o Koenigsegg Agera RS Chimera. Baseado na criatura mitológica grega quimera, que na história é formada por partes de diferentes animais, o modelo une qualidades e características de três carros já produzidos pela fabricante sueca para se tornar um.
A ideia do Chimera partiu de um pedido feito pelo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Ben Sulayem, em 2022. O executivo participava da revelação do CC850, que aconteceu no Monterrey Car Week, nos Estados Unidos, quando teve a ideia de um projeto.
O executivo se interessou pelo superesportivo, que trazia o inovador sistema Engage Shift System (ESS). A transmissão funcionava como um câmbio automático de nove velocidades, mas podia ser usada como manual de seis marchas, inclusive com pedal de embreagem.
A partir do interesse, Sulayem pediu um Agera equipado com a transmissão do CC850. O pedido foi aceito pelo CEO e fundador da Koenigsegg, Christian von Koenigsegg, que decidiu modificar ainda mais o projeto exclusivo, que tinha o motor V8 5.0 do Agera, inserindo um sistema de turbinas fornecido pela Jesko.
As modificações resultaram num conjunto mecânico capaz de render a impressionante potência de 1.622 cv e absurdos 153 kgf.m de torque - o modelo é abastecido com etanol E85, que tem em sua composição apenas 15% de gasolina.
Para juntar todos os elementos, desde o sistema de transmissão, as turbinas e o restante do conjunto importados do Agera, a montadora sueca levou cerca de três anos.
Segundo o CEO da Koenigsegg, o maior desafio nesse processo de produção do Chimera foi justamente conectar todas as tecnologias. As etapas incluíram a reconfiguração do chassi, mudanças nas suspensões e alterações nos softwares e controladores.
O presidente da FIA também solicitou que o modelo tivesse aletas para as trocas de marchas manuais, algo que não estava disponível no CC850.
O modelo único ainda deve passar por uma bateria de testes e pequenos ajustes antes de ser entregue ao novo dono. E é claro que, por ser um projeto tão único e exclusivo, dificilmente o valor cobrado pela Koenigsegg será revelado.
A expectativa é que, ao menos, a montadora revele os números e estatísticas do Agera RS Chimera rodando nas pistas.