Koenigsegg cria supercarro que é "três-em-um"

Chamado de Agera RS Chimera e com 1.622 cv, projeto une partes do Agera, do Jesko e sistema de transmissão do CC850

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Lucas Cardoso
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O mundo dos supercarros tem um novo representante de respeito: o Koenigsegg Agera RS Chimera. Baseado na criatura mitológica grega quimera, que na história é formada por partes de diferentes animais, o modelo une qualidades e características de três carros já produzidos pela fabricante sueca para se tornar um.

A ideia do Chimera partiu de um pedido feito pelo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Ben Sulayem, em 2022. O executivo participava da revelação do CC850, que aconteceu no Monterrey Car Week, nos Estados Unidos, quando teve a ideia de um projeto.

Koenigsegg Agera Rs Chimera Destaque
O Agera RS Chimera une três carros em um e levou três anos para ser concluído
Crédito: Divulgação
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O executivo se interessou pelo superesportivo, que trazia o inovador sistema Engage Shift System (ESS). A transmissão funcionava como um câmbio automático de nove velocidades, mas podia ser usada como manual de seis marchas, inclusive com pedal de embreagem.

A partir do interesse, Sulayem pediu um Agera equipado com a transmissão do CC850. O pedido foi aceito pelo CEO e fundador da Koenigsegg, Christian von Koenigsegg, que decidiu modificar ainda mais o projeto exclusivo, que tinha o motor V8 5.0 do Agera, inserindo um sistema de turbinas fornecido pela Jesko.

Koenigsegg Agera Rs Chimera F1
O projeto foi usado como "mula" para adaptação das tecnologias durante a produção da versão final
Crédito: Divulgação
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Potência absurda

As modificações resultaram num conjunto mecânico capaz de render a impressionante potência de 1.622 cv e absurdos 153 kgf.m de torque - o modelo é abastecido com etanol E85, que tem em sua composição apenas 15% de gasolina.

Para juntar todos os elementos, desde o sistema de transmissão, as turbinas e o restante do conjunto importados do Agera, a montadora sueca levou cerca de três anos.

A transmissão do modelo é automática, mas também funciona como manual
Crédito: Divulgação
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Segundo o CEO da Koenigsegg, o maior desafio nesse processo de produção do Chimera foi justamente conectar todas as tecnologias. As etapas incluíram a reconfiguração do chassi, mudanças nas suspensões e alterações nos softwares e controladores.

O presidente da FIA também solicitou que o modelo tivesse aletas para as trocas de marchas manuais, algo que não estava disponível no CC850.

O motor V8 5.0 litros do Agera recebeu um sistema de turbinas do Jesko
Crédito: Divulgação
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Falta pouco para ser entregue

O modelo único ainda deve passar por uma bateria de testes e pequenos ajustes antes de ser entregue ao novo dono. E é claro que, por ser um projeto tão único e exclusivo, dificilmente o valor cobrado pela Koenigsegg será revelado.

A expectativa é que, ao menos, a montadora revele os números e estatísticas do Agera RS Chimera rodando nas pistas.

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