A customização nos mercados de supercarros e de luxo é cheia de exemplos extravagantes. Vez ou outra aparece um ricaço que decide trocar a pintura da carroceria por diamantes ou adicionar metais preciosos a elementos do interior, mas dificilmente esse perfil de modificação é feito pelas próprias montadoras.
A Koenigsegg resolveu inverter essa regra com uma unidade do modelo Jesko. Das 125 unidades previstas do esportivo, uma já saiu da linha de produção com detalhes em ouro 24 quilates espalhados pela carroceria.
Feita a pedido de um milionário, a modificação incorpora o metal precioso à pintura e a elementos aerodinâmicos de uma unidade da versão Attack, que tem preparação para rodar também nas pistas.
A maioria das partes que levam o ouro 24 quilates são feitas de fibra de carbono. Na dianteira, há detalhes no capô, no para-choque, nos spoilers e também nas duas asas instaladas nas extremidades da peça, perto das caixas de roda.
As laterais têm detalhes dourados nos braços de sustentação dos retrovisores, nas tomadas de ar, nas saias e também nas rodas de 21 polegadas na traseira e de 20 polegadas da dianteira.
O "design ostentação" continua na traseira, com detalhes em ouro no aerofólio e também na tampa do motor central. Vale lembrar que o Jesko usa um impressionante conjunto motriz: um V8 biturbo de 5.0 litros, capaz de render 1.280 cv com gasolina ou 1.600 cv se abastecido com combustível a base de etanol (E85). O torque é de inacreditáveis 153 kgf.m a 5.100 rpm!
A transmissão do modelo é a multiembreagem de nove velocidades, da própria Koenigsegg. Com a dupla (câmbio e motor), o Jesko é capaz de fazer de zero a 100 km/h em apenas 2,6 segundos e pode ultrapassar os 400 km/h.
O preço dessa versão customizada pela própria Koenigsegg do Jesko não foi revelado, mas certamente custou mais que os 2,85 milhões de dólares (cerca de R$ 14 milhões, em conversão direta) cobrados pelos modelos "padrão". Uma pechincha para os ganhadores da Mega-Sena da virada...