O canal de notícias da Webmotors

Kombi pode voltar ao Brasil como elétrico de luxo

Conhecemos a Volkswagen ID. Buzz, van totalmente elétrica inspirada na primeira geração da Kombi mostrada no RiR 2022

por André Deliberato

Conhecemos neste final de semana a nova geração da Kombi, agora totalmente elétrica e chamada oficialmente de Volkswagen ID. Buzz.
O carro foi apresentado ao público no Rock in Rio 2022 e estreia a fase de clínicas que a Volks irá fazer nos próximos anos. Se a aceitação for boa, ela pode desembarcar como carro elétrico de luxo, claro que para um público super de nicho, com preço que deve encostar nos R$ 500 mil.
A ID. Buzz é mais um carro da família ID de EVs da marca - e para ver o teste que fizemos com ela, é só clicar aqui. Por aqui, a VW também já mostrou (mas ainda não lançou) a dupla ID. 3 (hatch) e ID. 4 (SUV). Lá fora ainda existe o ID.5 (SUV-cupê) e um carro de corrida chamado ID.R.
Quer uma Kombosa? Veja ofertas na Webmotors!

Como é a nova Kombi

Totalmente elétrico, o modelo é baseado visualmente na primeira geração da Kombi, a T1, do final dos anos 1940. É mais um carro feito sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, que hoje faz 30% de todos os EVs do Grupo - e que até 2025 promete fazer até 80%.
Na Europa, a ID. Buzz começa a ser vendida neste mês de setembro por preços entre 54 e 64 mil euros. Com o atual conjunto mecânico, sua autonomia máxima é de 425 quilômetros. Tem cinco lugares na versão para passageiros, mas dois bancos extras são oferecidos como opcionais.
Ela vem com bateria de 77 kWh que fornece corrente para o motor elétrico de 204 cv que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, de corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, naquelas estações de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em 30 minutos, segundo a Volks.
Entre a lista de equipamentos está o sistema de alerta local "Car2X", que usa sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real; o Front Assist; o Lane Assist e o "Travel Assist com Swarm data", que facilita a condução semiautônoma em todas as velocidades e, pela primeira vez, entrega uma mudança de faixa assistida na estrada.

Volks lança programa Abasteça Consciente

A Volks também aproveitou a ocasião e o encontro com os jornalistas para lançar o programa Abasteça Consciente, desenvolvido em parceria com cinco empresas, que a partir de agora podem oferecer benefícios exclusivos aos consumidores - que tiverem qualquer modelo flex equipado com o sistema multimídia VW Play.
A ideia faz parte da meta "Way To Zero", já que a empresa quer ser neutra em emissões de CO² até 2050.
Em parceria com Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), a Volks quer incentivar o uso do etanol para abastecer seus carros flex com benefícios exclusivos - de cada uma das empresas.
Além de evitar emissão de até 90% menos de CO² na atmosfera quando comparado à gasolina, a Volkswagen promete oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes por meio de um programa de pontos - que será divulgado em breve.

A Bosch, por sua vez, vai desenvolver uma tecnologia que irá auferir os dados de quanto CO² deixará de ser emitido caso o cliente opte pelo etanol, em detrimento à gasolina - e dessa forma atuar como "radar de CO²", monitorando o veículo e a opção do motorista. Isso resultará em uma estimativa sobre a quantidade de gás carbônico que deixará de ser emitida no meio ambiente.
A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da Shell, outra parceira do programa "Abasteça Consciente" com o aplicativo Shell Box, permitirá que o motorista faça pagamentos nos postos Shell de forma digital, rápida e segura, pelo celular.
Já a Localiza vê com grande importância a descarbonização que a Volks decidiu adotar, uma vez que detém cerca de 500 mil veículos em sua frota. Hoje, a empresa diz estar formulando um programa de benefícios para os clientes VW.
Volkswagen Financial Services e a LM também fazem parte do programa e devem estruturar em breve seus programas para os clientes que fizeram a opção pelo etanol. A iniciativa conta com apoio da Unica, associação que representa os principais produtores de etanol da região Centro-Sul do País.

De acordo com a Volks, o Programa "Abasteça Consciente" estará disponível a todos os clientes VW que atendem aos requisitos anunciados em poucos meses.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas