O 4x4 Lada Niva marcou o início da retomada da importação de automóveis no Brasil na década de 1090 e deixou uma legião de fãs quando deixou de ser vendido aqui, em 1997. Valorizado por sua mecânica robusta e simples, o jipinho volta e meia aparece em rumores dando conta de seu retorno ao mercado local – hoje, é vendido no Chile via importação independente. Durante sua ausência no mercado brasileiro, o utilitário seguiu sendo produzido na Rússia, mantendo o projeto original, baseado em modelos da Fiat dos anos 1970, com aprimoramentos constantes. Em abril de 2017, quando o Niva completa quarenta anos de existência, ele ganhou uma edição especial comemorativa lá fora.
Com produção limitada a 1977 unidades, simbolizando o ano do seu lançamento, o SUV, agora rebatizado simplesmente como Lada 4x4, traz o visual clássico, praticamente idêntico ao do Niva que foi importado para o Brasil, com carroceria pintada na cor bege, vermelha, branca, marrom ou cinza-azulada. Algumas unidades têm carroceria “camuflada”, como em veículos militares. As rodas, de liga leve, têm acabamento diamantado.
Por dentro, o painel traz detalhes na cor vermelha alaranjada , bancos de couro e emblemas com a inscrição “40 Anniversary” (aniversário de 40 anos). A produção começa em junho e cada unidade terá uma placa numerada, de 0001 a 1977.
Paralelamente, a Autovaz, fabricante dos modelos Lada e subsidiária da Renault-Nissan, está preparando a nova geração do Niva, que será lançada em 2018, supostamente com plataforma da próxima geração do Renault Duster – que, na Europa, traz o emblema da Dacia, outra marca do Grupo Renault. O Niva “clássico” e o novo vão conviver juntos no mercado.