Lada Niva está vivo e ganha nova versão esportiva

Prestes a completar 50 anos em uma mesma geração, o lendário 4x4 russo acaba de ganhar uma versão mais esportiva

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lada Niva está vivo e ganha nova versão esportiva
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançado em 1977, o Lada Niva figura na lista de carros mais antigos do mundo em uma mesma geração. Afinal, apesar das diversas mudanças estéticas, o 4x4 russo conserva a mesma carroceria do modelo original.

Pois além de se manter vivo - e saudável - no mercado, o Lada Niva ganhará em breve uma nova versão chamada de Sport, que além do visual mais esportivo terá, pela primeira vez, um motor mais potente que o do restante da linha.

São 122 cv de potência e 15,4 kgf.m de torque vindos de um novo motor com cabeçote de 16V. A Lada não divulgou mais informações sobre esse propulsor. Mas, provavelmente, é o mesmo 1.8 de quatro cilindros já usado há anos em outros modelos de passeio da fabricante russa.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Lada Niva Sport estreia um novo motor de 16V. Uma rara evolução para um carro lançado em 1977
Crédito: Divulgação
toggle button

Verdade seja dita. É a mesma faixa de potência de qualquer SUV compacto. Mas é um caminhão a mais do que nos Niva "normais", ainda equipados com o veterano motor 1.7 8V, derivado do veterano 1.6 da era soviética e que desenvolve apenas 83 cv.

E como era de se esperar, a chegada do novo motor veio acompanhada da troca do câmbio - manual de cinco marchas - e de melhorias na suspensão e nos freios. Será que foi o suficiente para trazer o Niva clássico ao século 21?

Lada Niva na Webmotors

Vendido oficialmente no Brasil nos anos 1990, o Niva foi um dos modelos de maior sucesso da curta passagem da marca russa por aqui.

E aqui na Webmotors, é possível achar exemplares do lendário 4x4 anunciados na faixa entre R$ 20.000 e R$ 30.000. Será que chegou a hora de você garantir o seu?

O Lada Niva Sport tem bancos com detalhes em vermelho
Crédito: Divulgação
toggle button

Veja também

Comentários