Lada Niva fica menos antigo na linha 2024

Um dos carros mais antigos do mundo em uma mesma geração, o clássico 4x4 russo incorporou novos equipamentos de série

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lada Niva fica menos antigo na linha 2024
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Não foi desta vez que o Lada Niva saiu de cena ou mudou de geração. Lançado em 1977, na época da então União Soviética, esse 4x4 russo continua em linha desde então apenas com leves mudanças estéticas, na motorização e equipamentos.

Hoje comercializado com o nome de Niva Legend, o 4x4 incorpora, na linha 2024, os freios com ABS e o motor 1.7 a gasolina de quatro cilindros e 83 cv compatível com o padrão de emissões Euro 5. Esses itens já fizeram parte da ficha técnica do modelo, mas tinham sido descontinuados.

Lada 4 4 Urban 492
Mesmo com mudanças estéticas, visual do Niva é praticamente o mesmo há mais de 35 anos
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

É que com o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, e o embargo comercial contra a Rússia, a Lada perdeu o acesso a componentes chaves dos dois sistemas e os carros passaram a sair da linha de montagem em meados de 2022 sem os dois itens. Com novos fornecedores locais, a marca voltou a oferecer o Niva Legend completo.

Mesmo com essas melhorias da linha 2024 - e com itens de série como computador de bordo, ar-condicionado, Isofix, vidros elétricos e bancos dianteiros aquecidos -, o Niva Legend ainda é um carro com a cara do século passado.

Lada Niva Interior
Por dentro, o Niva atual é um pouco mais moderno que o carro vendido no Brasil nos anos 1990
toggle button

O interior, aliás, até tem uma cara mais atual que o restante do carro. Mas itens como airbags frontais não estão disponíveis mesmo na configuração mais cara. Com câmbio manual de cinco marchas e tração 4x4, acelera de zero a 100 km/h em longos 17 segundos e atinge 142 km/h de velocidade máxima.

O Lada Niva no Brasil

O Lada Niva foi um dos primeiros carros importados a chegar ao Brasil, em 1991. Diferentemente dos modelos Laika e Samara, que não encantaram tanto, o 4x4 foi mais aceito pelo público brasileiro, ao combinar mecânica robusta, preço baixo e uma carroceria fechada como a de um automóvel "urbano". A importação do modelo durou até meados dos anos 1990, quando a marca russa deixou o mercado local.

Nos anos 2000, o 4x4 da Lada quase voltou ao Brasil como... Diva! Era um Niva montado sob licença no Uruguai por uma empresa chamada Bognor, que no lugar do motor a gasolina recebia um 1.9 diesel de 69 cv, fornecido pela Peugeot. O projeto, porém, não se concretizou. Na Webmotors, é possível achar exemplares do Lada Niva com preços na casa dos R$ 30.000.

Tags:SUV
Comentários