Hoje comercializado com o nome de Niva Legend, o 4x4 incorpora, na linha 2024, os freios com ABS e o motor 1.7 a gasolina de quatro cilindros e 83 cv compatível com o padrão de emissões Euro 5. Esses itens já fizeram parte da ficha técnica do modelo, mas tinham sido descontinuados.
É que com o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, e o embargo comercial contra a Rússia, a Lada perdeu o acesso a componentes chaves dos dois sistemas e os carros passaram a sair da linha de montagem em meados de 2022 sem os dois itens. Com novos fornecedores locais, a marca voltou a oferecer o Niva Legend completo.
Mesmo com essas melhorias da linha 2024 - e com itens de série como computador de bordo, ar-condicionado, Isofix, vidros elétricos e bancos dianteiros aquecidos -, o Niva Legend ainda é um carro com a cara do século passado.
O interior, aliás, até tem uma cara mais atual que o restante do carro. Mas itens como airbags frontais não estão disponíveis mesmo na configuração mais cara. Com câmbio manual de cinco marchas e tração 4x4, acelera de zero a 100 km/h em longos 17 segundos e atinge 142 km/h de velocidade máxima.
O Lada Niva no Brasil
O Lada Niva foi um dos primeiros carros importados a chegar ao Brasil, em 1991. Diferentemente dos modelos Laika e Samara, que não encantaram tanto, o 4x4 foi mais aceito pelo público brasileiro, ao combinar mecânica robusta, preço baixo e uma carroceria fechada como a de um automóvel "urbano". A importação do modelo durou até meados dos anos 1990, quando a marca russa deixou o mercado local.Nos anos 2000, o 4x4 da Lada quase voltou ao Brasil como... Diva! Era um Niva montado sob licença no Uruguai por uma empresa chamada Bognor, que no lugar do motor a gasolina recebia um 1.9 diesel de 69 cv, fornecido pela Peugeot. O projeto, porém, não se concretizou. Na Webmotors, é possível achar exemplares do Lada Niva com preços na casa dos R$ 30.000.
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