Lada retoma produção na Rússia. E volta no tempo

Modelo escolhido é o sedã compacto Granta, de 2011, que retorna sem itens de segurança e com motor bem ultrapassado

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Roberto Dutra
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A Lada retomou sua produção na Rússia. O modelo escolhido foi o sedã compacto Granta, que tem o tamanho aproximado de um Renault Clio sedã.

Nos últimos anos os modelos da Lada vinham sendo produzidos na Rússia pela Renault. Mas a francesa, assim como outras montadoras, encerrou suas atividades por lá depois da invasão à Ucrânia - a Renault vendeu suas ações para o governo russo e se mandou.

O Lada Granta Classic foi lançado primeiramente em 2011. O modelo de agora é igual ao antigo
Crédito: Reprodução da internet
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O governo russo, por sua vez, reativou a AvtoVaz, empresa local que fazia os Lada anteriormente, para trazer a marca de volta. Mas, na prática, foi uma volta ao passado.

O Lada Granta Classic ressuscitou, mas incompleto. Com a falta de fornecedores, inclusive devido a sanções por causa da guerra, o modelo está sendo produzido sem airbags, controles de estabilidade e tração, itens de conforto como multimídia e som, e até mesmo sem os pré-históricos pré-tensionadores de cintos de segurança.

O motor do carro é um quatro cilindros com 1.6 litro, oito válvulas e 90 cv de potência
Crédito: Reprodução da internet
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Para "compensar", todos os modelos saem de fábrica com uma espécie de "botão de emergência", que aciona socorro em caso de acidentes. Por fora, o carro exibe calotas e frisos na cor do veículo. Parece coisa dos anos 90.

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O interior do Lada Granta Classic em sua versão atual: buraco no painel onde ficaria o som e ausência de itens de segurança
Crédito: Reprodução/Kolesa.ru
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E falando em anos 90, o motor do Granta é um quatro cilindros em linha 1.6 com oito válvulas e 90 cv de potência - o mesmo de 2011! Já ultrapassado, só servirá mesmo ao mercado russo, pois atende, no máximo, às leis de emissões Euro 2, de 1996 - ou seja, não poderá ser vendido em praticamente nenhum outro lugar do mundo.

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