A Lada retomou sua produção na Rússia. O modelo escolhido foi o sedã compacto Granta, que tem o tamanho aproximado de um Renault Clio sedã.
Nos últimos anos os modelos da Lada vinham sendo produzidos na Rússia pela Renault. Mas a francesa, assim como outras montadoras, encerrou suas atividades por lá depois da invasão à Ucrânia - a Renault vendeu suas ações para o governo russo e se mandou.
O governo russo, por sua vez, reativou a AvtoVaz, empresa local que fazia os Lada anteriormente, para trazer a marca de volta. Mas, na prática, foi uma volta ao passado.
O Lada Granta Classic ressuscitou, mas incompleto. Com a falta de fornecedores, inclusive devido a sanções por causa da guerra, o modelo está sendo produzido sem airbags, controles de estabilidade e tração, itens de conforto como multimídia e som, e até mesmo sem os pré-históricos pré-tensionadores de cintos de segurança.
Para "compensar", todos os modelos saem de fábrica com uma espécie de "botão de emergência", que aciona socorro em caso de acidentes. Por fora, o carro exibe calotas e frisos na cor do veículo. Parece coisa dos anos 90.
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E falando em anos 90, o motor do Granta é um quatro cilindros em linha 1.6 com oito válvulas e 90 cv de potência - o mesmo de 2011! Já ultrapassado, só servirá mesmo ao mercado russo, pois atende, no máximo, às leis de emissões Euro 2, de 1996 - ou seja, não poderá ser vendido em praticamente nenhum outro lugar do mundo.