O Lamborghini Revuelto, sucessor espiritual do Aventador, foi apresentado no fim do ano passado para os primeiros compradores. Mas a lista de espera pelo supercarro híbrido plug-in da marca italiana não para de crescer e a produção já está comprometida até o final de 2026. Ou seja, quem encomendar um agora só receberá o bólido daqui a três anos, no mínimo.
Vale lembrar que o Revuelto não é nada barato - aliás, como todos os Lamborghini. Por aqui, a versão padrão teria preço perto dos R$ 5,9 milhões.
Certamente boa parte desses carros irá para os Estados Unidos, uma vez que a terra do Tio Sam é o maior mercado para a Lamborghini. A fabricante, aliás, conseguiu atingir uma marca histórica no ano passado, com mais de 10 mil carros vendidos em um ano, em todo o mundo. Parece pouco diante das dezenas de milhares de unidades vendidas pelas fabricantes populares de todo o mundo, mas para uma marca "superpremium", é um número relevante.
Parte desse bom resultado está ligada ao Revuelto, o primeiro carro eletrificado da marca italiana. O modelo tem motor V12 6.5 aspirado, que entrega 825 cv de potêcia e e 73,9 kgf.m de torque. Sò que este motor trabalha em conjunto com outros três, todos elétricos.
Um vai instalado no eixo traseiro e o segundo, no dianteiro. O terceiro fica posicionado acima do câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem, para atuar como gerador de energia, alternador superdimensionado e motor de arranque.
Combinado, o conjunto gera 1.015 cv e faz com que o Revuelto acelere de zero a 100 km/h em módicos 2,5 segundos. A velocidade máxima atingida pelo híbrido plug-in é de impressionantes 350 km/h. Se o motorista tiver o pé leve, consegue rodar por até 9,6 quilômetros usando apenas os motores elétricos.
Para garantir que o motorista controle toda essa força, o Revuelto usa suspensão semiativa e freios a disco de cerâmica, com dez pistões na dianteira e quatro na traseira. O Lamborghini usa ainda pneus feitos pela Bridgestone exclusivamente para o modelo. As especificações dos componentes são 265/30 R21 na dianteira e 355/25 R22 na traseira.
A lista de equipamentos tem painel de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas, multimídia de 8,4 polegadas e uma tela adicional de 9,1 polegadas instalada no painel à frente do banco do passageiro.
O Revuelto tem também seletor de modos de condução com 13 opções de acerto, controle adaptativo de velocidade, assistente de manutenção de faixa, alerta de tráfego cruzado e monitor de pontos cegos. Os faróis do Revuelto são do tipo LED Matrix. É uma lista bem completa, que bate com a proposta do supercarro da Lamborghini.