A Lamborghini mostrou os primeiros detalhes do conjunto motriz do LB744, código que identifica o primeiro modelo híbrido plug-in da marca - cujo lançamento está previsto para este ano. O novo supercarro da marca italiana será equipado com um V12 a gasolina e três motores elétricos, que juntos vão desenvolver mais de 1.000 cv.
Conhecido pelo código L545, o novo V12 é considerado pela fábrica o mais leve e poderoso motor de 12 cilindros já produzido pela empresa. Pesa 218 quilos (17 quilos a menos que um motor de Aventador) e é capaz de desenvolver, sozinho, 825 cv a 9.250 rpm e 73,9 kgf.m a 6.750 rpm.
Já em relação aos motores elétricos, serão dois no eixo dianteiro (um para cada roda) e outro ligado ao câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem.
Além da função de gerador de eletricidade e motor de arranque, este último propulsor a bateria pode tracionar as rodas traseiras em situações específicas. Outra "habilidade" do novo Lamborghini híbrido será a capacidade de rodar em modo 100% elétrico.
Para permitir a instalação da bateria, que fica no túnel central, a Lamborghini teve que posicionar o câmbio de maneira transversal e atrás do motor V12, que é longitudinal, e abaixo do propulsor elétrico traseiro. Configuração exótica para um supercarro.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.