Os SUVs já respondem por quase metade dos carros zero-quilômetro emplacados no Brasil em 2022. Essa participação é tão forte que mesmo marcas conhecidas por modelos esportivos acabam vendendo mais utilitários que cupês e conversíveis. Um exemplo é a Porsche, que no ano emplacou 287 unidades dos modelos 911, Boxster e Cayman no mercado brasileiro, enquanto o SUV Macan, sozinho, registrou 470 emplacamentos. Mas esse não é um fenômeno restrito ao Brasil. Que o diga a Lamborghini.
A marca italiana conhecida por seus supercarros revelou que o SUV Urus atingiu a marca de 20 mil unidades produzidas em apenas quatro anos no mercado. Para efeito de comparação, o esportivo Huracán bateu o mesmo resultado histórico em abril, mas depois de oito anos em linha.
Para a produção do Urus, a fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália, foi ampliada de 80 mil para 160 mil metros quadrados, e 500 novos funcionários foram contratados entre 2015 e 2018 para trabalhar na produção do modelo. O exemplar de número 20 mil, na exótica cor Viola Mithras, foi produzido na última terça-feira (7/6) e seria enviada para um cliente no Azerbaijão.Apesar de ser um SUV, o Urus mantém a pegada esportiva dos carros da Lamborghini e não faz feio no desempenho: equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 650 cv, a máquina vai de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 305 km/h. Ou seja temos aqui um utilitário realmente esportivo!