Elétrico mais popular do mundo, o Leaf tem atuação tímida na própria rede de distribuidores da Nissan no Brasil. Mas, nos próximos meses, o modelo zero emissões será realidade em todo o território nacional. Pelo menos é o que promete o novo presidente da marca japonesa no Mercosul, Airton Cousseau.
“Não faz o menor sentido ter só sete distribuidores que podem fazer o trabalho. Vamos expandir o Leaf na rede de distribuidores A ideia é que 100% da rede seja representante do Leaf”, adiantou Cousseau, em uma conversa online com jornalistas que cobrem o setor automotivo.
O executivo disse que a mudança ocorrerá no segundo semestre deste ano, mas a nova estratégia deve ser adotada até o fim de setembro. Hoje o Leaf é negociado apenas em sete das 180 concessionárias na Nissan espalhadas pelo Brasil, em versão única e com preço de R$ 277.990 - menos para o Estado de São Paulo. O motor elétrico gera 149 cv e promete 389 km de autonomia pelos padrões europeus do New European Driving Cycle (NDEC).
Para o presidente da Nissan, a ampliação dos pontos de venda do Leaf é um primeiro passo para a desmistificação do carro elétrico no país. A ideia da marca também é investir na preparação dos vendedores para explicar ao consumidor final como funciona o elétrico, tanto em termos de carregamento quanto de autonomia.
“O primeiro ponto que temos de fazer é ampliar nossa rede de distribuidores do produto já no segundo semestre. Temos que desmistificar o uso do elétrico e tem que ser rápido. Independentemente de questões de infraestrutura, temos de fazer a nossa parte e empurrar desse lado quanto à questão do elétrico”, explicou Airton Cousseau.