Conforme noticiamos em maio, a Stellantis e a startup chinesa Leapmotor oficializaram a formação da joint-venture Leapmotor International, cujo objetivo é comercializar modelos desenvolvidos pela empresa asiática em mercados globais, incluindo o Brasil.
A novidade, agora, é que o primeiro lote de veículos elétricos da Leapmotor - com os carros T03 e SUVs C10 -, foi enviado de Xangai, China, para portos europeus nesta semana.
Segundo a Stellantis, os modelos T03 e C10 da Leapmotor são equipados com tecnologia de ponta para veículos elétricos, "oferecendo desempenho, eficiência e alcance excepcionais". O fato é que a Leapmotor é a quarta maior startup de veículos de nova energia (NEV) em vendas na China desde junho de 2024.
A Leapmotor International JV planeja aumentar os pontos de vendas de veículos Leapmotor na Europa de 200 no final de 2024 para 500 até 2026. Para isso, usará os canais de distribuição da Stellantis.
Além disso, segundo o Grupo Stellantis, a Leapmotor International expandirá o lançamento de seus produtos para países do Oriente Médio e da África, e ainda Índia, países da Ásia-Pacífico e da América do Sul até o final de 2024.
Lançado na China em 2020, o T03 é um subcompacto de dimensões bem reduzidas e perfil puramente urbano. Com 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,40 m, é um carro menor que concorrentes como o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin Mini.
Na China, são três opções de motorização - com 54 cv, 75 cv e 109 cv de potência, usando baterias de 21,6 kWh, 31,9 kWh e 41, kWh, respectivamente. Já a velocidade máxima é limitada a 100 km/h. Na variação de maior autonomia, o alcance é de 265 quilômetros no ciclo de rodagem WLTP.
Mostrado no ano passado, o C10 tem 4,74 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,83 m. Ou seja, é um SUV médio grandalhão, maior que o também chinês BYD Yuan Plus e quase do mesmo tamanho de um Jeep Commander.
Apesar disso, é vendido no mercado chinês apenas em variações de cinco lugares. Mesmo com essas dimensões externas bem generosas, o porta-malas tem apenas 370 litros de capacidade. Ou seja, o espaço para os passageiros provavelmente é bem amplo.
No país asiático, o C10 tem duas opções de configuração mecânica, ambas com o motor traseiro de 231 cv. A mais cara delas tem uma bateria de 52,9 kWh, e pode rodar até 530 quilômetros no ciclo chinês CLTC.