Lexus prepara próximo passo para o Brasil

Confira um bate-papo com Nancy Serapião, head da Lexus, que falou sobre os planos futuros da marca para o nosso mercado

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Evandro Enoshita
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O ano promete ser de comemoração para a Lexus. A expectativa da marca de luxo da Toyota é fechar 2024 com 1.100 carros comercializados no Brasil.

Pode parecer um volume pequeno perto de concorrentes como a BMW, que até julho já havia emplacado 9.128 carros no Brasil. Mas - se tudo correr conforme o planejado - será o melhor ano da Lexus no período pós-pandemia.

Com uma linha de produtos 100% híbrida no Brasil, a marca aproveitou o Festival Interlagos - Carros, que terminou no dia 11 de agosto, na capital paulista, para mostrar o RX 450h+,  o primeiro plug-in da Lexus por aqui.

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Aproveitamos o lançamento do SUV plug-in - que você pode conferir em detalhes aqui - para entrevistar Nancy Serapião, head da Lexus no Brasil, que falou sobre o mercado e os planos futuros do braço de luxo da Toyota no Brasil.

Entrevista: Nancy Serapião

WM1: Qual é a justificativa para esse desempenho positivo da Lexus no mercado brasileiro?

NS: Em 2023, a gente retomou os investimentos da Lexus no Brasil com muito mais força. Se a gente fizer uma retrospectiva, em 2019 já havíamos cruzado a barreira das mil unidades. Então os nossos clientes já estavam pedindo novos produtos, porque a retenção [do cliente Lexus] é muito forte. Fizemos um esforço para trazer o lineup atualizado para o país.

A head da Lexus, Nancy Serapião, e o novo RX 450h+
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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WM1: Qual é a expectativa para o RX 450h+?

NS: Esperamos vender, no lançamento, aproximadamente 80 unidades. Dentro das 10 lojas que a gente tem hoje.

WM1: No Brasil, a Toyota tem um posicionamento mas premium do que em outros mercados. De que forma isso impacta na operação da Lexus?

NS: Isso ajuda muito porque, de fato, a Lexus se transforma no próximo passo do cliente Toyota.

WM1: E qual é o percentual de clientes Toyota no mix atual da marca?

NS: Hoje são 20% de clientes vindos da Toyota e 30% de outras marcas premium. Mas boa parte dos nossos clientes atuais chega a partir de outros clientes Lexus, que gostam da experiência com o carro e a marca.

Cerca de 20% dos clientes atuais da Lexus eram donos de modelos da Toyota
Crédito: Divulgação
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WM1: Havia uma demanda do cliente Lexus por um híbrido plug-in?

NS: Havia, sim, uma demanda. Nosso propósito é trazer múltiplas opções. Mas a gente não acredita que tenha só um caminho para a eletrificação. Por isso que a gente mantém a nossa tecnologia híbrida [autocarregável] em outros produtos: para aqueles que não querem ter que recarregar o carro [híbrido]

WM1: Logo, há espaço para um elétrico também?

NS: A eletrificação oferece múltiplas opções. A gente já tem carros elétricos da Lexus lá fora [os modelos UX 300e e RZ 450e] e, com certeza, o nosso próximo passo é trazer também o primeiro elétrico.

O Lexus RZ 450e é um dos elétricos da marca no exterior. Será que vem?
Crédito: Divulgação
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WM1: É um plano de curto, médio ou longo prazo?

NS: Curto prazo. Em breve teremos novidades. Mas uma coisa que nos orgulha muito na Lexus é não ter pressa, ter passos mais planejados. É trazer o produto não só porque existe a tecnologia, mas quando o nosso cliente precisa, de fato.

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