A Honda começa a vender a linha 2025 de dois modelos cultuados pela turma que gosta de encarar as trilhas pesadas: a CRF 250 e a CRF 450. As duas chegam em duas versões, cada, uma - R e RX.
As duas receberam vários aprimoramentos na linha 2025. Segundo a Honda, foram feitas modernizações técnicas que elevaram o desempenho das motos, mas preservaram sua confiabilidade e resistência.
Destinadas ao uso nas modalidades motocross, enduro, rally ou cross country, as motos ganharam novo chassi, que preserva a arquitetura semi berço duplo mas tem mais rigidez; nova suspensão dianteira Showa de 49 mm e amortecedor traseiro atualizado; novo cáliper de freio dianteiro; pico de rotação do motor mais elevado, proporcionando mais potência, torque e aceleração em rotações médias e altas; controle de tração nas versões 250 R e 250 RX (com três níveis de atuação e que pode ser desligado); carenagens laterais mais leves e resistentes; e novos grafismos.
No quadro de alumínio, pontuais modificações proporcionaram incremento na resistência à torção e rigidez lateral. Já a nova suspensão dianteira Showa de 49 mm tem como principal característica o padrão de elevado controle do início ao final do curso da suspensão. Lá atrás, o novo amortecedor Showa conectado ao revisado sistema Pro-Link oferece desempenho melhor do que antes.
Já as versões 250 R e 450 R (acima) são destinadas ao motocross. O tanque de ambas é de titânio. As tradicionais rodas de alumínio pintadas de preto da marca japonesa DID, tão características das CRF, permaneceram. O que mudou nesta área foi o cáliper de freio dianteiro de dois pistões, derivado das Honda CRF usadas pelas equipes oficiais do Honda Racing Corporation (HRC). O novo freio dianteiro se destaca especialmente pela sua maior eficiência em uso intenso, quando a temperatura se eleva.
A evolução das CRF 2025 também alcançou os motores - tanto das CRF 250 quanto das CRF 450, já que ambos têm novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI e novo virabrequim, além de dutos de admissão e de escape redesenhados.
O novo virabrequim é mais rígido e proporciona ganho de rotações com mais rapidez. As melhorias na caixa do filtro de ar e em seus dutos resultaram em um fluxo mais direto, reduzindo a resistência, melhorando o controle do acelerador e, por consequência, o poder de aceleração.
Já o sistema de escape tem nova ponteira, mais robusta, que é precedida por tubos de exaustão redesenhados que dão maior velocidade aos gases - isso melhorou a potência e a aceleração em médias e altas rotações.
As versões 250 RX e 450 RX 2025, especificamente destinados à prática do enduro, dispõem de um mapeamento exclusivo da Electronic Control Unit (ECU), que favorece o funcionamento do sistema de injeção de combustível PGM-FI nas condições de uso características deste tipo de competição. Em ambas o tanque é de plástico e pega oito litros de combustível.
Já nas versões 250 R e 450 R, destinadas ao uso no motocross, o tanque é de titânio, com 6,3 litros de capacidade. Outra diferença entre as versões são as rodas traseiras- 18 polegadas nas RX e 19 polegadas nas R. Em todas, o aro dianteiro é de 21 polegadas.
As Honda CRF 2025 são importadas do Japão em opção de cor única – vermelho (Grand Prix Red). Os preços públicos sugeridos, base São Paulo (SP), sem frete ou seguro, são os seguintes: