Linha Royal Enfield 350: qual a melhor para você?

Hunter já está em pré-venda, e vem se juntar à Classic e à Meteor. Mas as propostas são um pouco diferentes

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Roberto Dutra
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A Royal Enfield já anunciou a pré-venda da Hunter 350, o terceiro modelo da linha que já é composta pela retrô Classic 350 e pela custom Meteor 350. Com o iminente lançamento desse novo modelo - ainda sem data divulgada -, é hora de perguntarmos: qual dos três é o mais indicado para cada tipo de comprador?

A resposta é simples: depende do gosto pessoal e da proposta de uso. As três compartilham vários componentes, como motor, chassi, freios e transmissão. Mas as "roupas" (tanques, laterais e rabetas), os bancos, os guidões e outros detalhes são diferentes.

Royal Enfield Hunter 350 Rebel Blue
A Royal Enfield Hunter 350 já está em pré-venda. A combinação Rebel Blue é uma das opções de cores lá fora
Crédito: Divulgação
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A Hunter é uma naked com visual atual, moderninha e bonita. Já a Classic, como diz o próprio nome, é bem retrô, inclusive nas opções de pintura - como a vermelha com cromo. E a Meteor tem pegada mais custom, com guidão mais alto e pedaleiras do piloto mais avançadas.

Todas são indicadas para uso urbano, no dia a dia. Mas a Hunter é a mais forte nessa vocação, pelo design e posição de pilotagem. Já a Classic também pode frequentar encontros de motos antigas e passeios de fim de semana com muita personalidade; a Meteor vai bem em viagens de curta e média distâncias.

Royal Enfield Classic 350 Signals Desert Sand
A Royal Enfield Classic 350 tem nove opções de cores - entre elas, a Signals Desert Sand
Crédito: Divulgação
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Ou até além: lá em julho de 2021, fiz a primeira viagem-teste com a Meteor 350 no Brasil, no trajeto de cerca de 500 quilômetros de São Paulo ao Rio de Janeiro, e correu tudo muitíssimo bem. Não cheguei extremamente cansado nem dolorido, e não senti qualquer insegurança, desde que respeitasse as limitações da moto.

Pois bem, falando em desempenho: Hunter, Classic e Meteor têm o mesmo motor monocilíndrico de 350 cm³ refrigerado a ar, que rende 20 cv a 6.100 rpm e 2,7 kgf.m de torque a 4.000 giros.

Compartilham também o câmbio de cinco marchas com secundária por corrente, freios com discos e ABS na frente e atrás e suspensões com garfos telescópicos convencionais na frente e dois amortecedores (bichoque) atrás.

Royal Enfield Meteor Supernova Red
A Royal Enfield Meteor 350 ganhou a opção da cor vermelha na versão Supernova
Crédito: Divulgação
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A escolha realmente deve levar em conta vários aspectos. E até ficou mais difícil essa semana: a versão de entrada Fireball da Meteor 350 ganhou duas novas opções de cores - azul e verde fosco - e a topo de linha Supernova passou a ter a nova opção de cor vermelha - desde já, minha favorita. No total, a Meteor 350 tem 10 opções de cores. A Classic tem, atualmente, nove.

Ainda não sabemos quais serão as cores para a Hunter. Mas na Índia são oito: Dapper White (branca), Dapper Ash (branca com faixa vertical verde nas laterais do tanque), Dapper Grey (cinza), Rebel Black (cinza escuro com branco), Rebel Blue (azul com branco), Rebel Red (vermelho com preto), Factory Black (toda preta) e Factory Silver (prata claro) - todas com rodas de liga e as duas últimas com rodas raiadas.

Para além da estética e do desempenho, se a questão mais importante for preço, então vale destacar que a Hunter será a mais barata das três.

Como a Classic 350 custa a partir de R$ 20.890 e a Meteor parte de R$ 21.790, esperamos algo na faixa dos R$ 18 mil. A conferir.

E aí, qual a melhor Royal Enfield 350 para você?

 

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