A indústria automotiva tem mudado radicalmente nos últimos anos: primeiro, os utilitários esportivos conquistaram os espaços antes ocupados por sedãs, station wagons e hatches. Depois, as fabricantes de modelos esportivos "premium" seguiram por esse caminho e lançaram - justamente - utilitários esportivos. Em seguida, os carros elétricos ganharam força e hoje já ocupam a agenda de praticamente todas as principais marcas do mundo.
E, em meio a isso tudo, para atender à necessidade de redução de custos, marcas americanas e europeias passaram a fabricar muitos modelos na China, antes vista com desconfiança por questões de qualidade de produção.
E agora a Lotus, tradicional fabricante inglesa de esportivos, entra nessa onda, e junta tudo isso: acaba de mostrar ao mundo seu novo modelo, o Eletre - que é um utilitário esportivo, é 100% elétrico e será produzido exatamente na China.
A marca inglesa já rumava para isso há algum tempo. Em dificuldades financeiras, foi comprada pela chinesa Geely em 2017, que rapidamente direcionou as operações da marca para a eletrificação ao fazer uma parceria com a aliança Renault-Nissan.
E eis que surge o Eletre, um utilitário com design futurista, 5,10 m de comprimento e um "que" de Lamboghini Urus (outro SUV de marca de esportivos "premium"). Sua plataforma foi batizada de Electric Premium Architecture (EPA) pela Lotus, e será usada em pelo menos mais três modelos da marca.
O sistema tem 800 Volts e alimenta dois motores elétricos que, juntos, geram o equivalente a 600 cv de potência. Assim, o Eletre honra a tradição esportiva da Lotus: pode chegar aos 260 km/h de velocidade máxima depois de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. A Lotus diz que sua autonomia é de ótimos 600 quilômetros e que apenas 20 minutos de recarga com um carregador de 350 kWh permitem rodar cerca de 400 quilômetros.
Para completar, o Eletre terá condução autônoma, graças ao uso de vários radares do tipo LiDAR. O Lotus ainda tem spoiler ativo, que se move de acordo com a velocidade, e head-up display, que projeta no para-brisa algumas informações do painel.
"Painel" é licença poética, já que à frente do motorista há apenas uma pequena telinha horizontal que mostra algumas poucas informações. Na verdade, tudo está agrupado em uma telona centralizada no tablier, qual um enorme tablet com 15,1 polegadas e feita de OLED, para exibir todas as funções do carro e, também, informações de GPS e multimídia.
Essa telona pode ser movida levemente para os lados, e ficar voltada para o motorista. O Eletre será feito apenas na China, em uma fábrica erguida exclusivamente para os modelos da Lotus. Depois, será vendido na Europa e em alguns países asiáticos e, talvez, nos Estados Unidos. Não há informações sobre preços, mas especula-se algo em torno de 100 mil libras - cerca de R$ 630 mil
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