Uma nova versão chamada "Dream Edition" (Edição dos sonhos, em inglês) do sedã elétrico Lucid Air virá com autonomia máxima de 520 milhas (837 quilômetros) - verificada de forma oficial por órgãos competentes dos Estados Unidos - e superará o padrão atual máximo da indústria automotiva de 651 km estabelecido pelo Tesla Model S "Long Range".
Mesmo assim, a marca Lucid enaltece que todas as versões de seu novo EV, cujas primeiras entregas começam na América do Norte ainda este ano, oferecerão alcance relativamente longo, bem como desempenho superesportivo e capacidade de carregamento ultrarrápido.
A Lucid também afirma que o Air não é apenas o novo carro elétrico de maior alcance do mundo, mas também o EV com esquema de carregamento mais rápido do planeta, capaz de adicionar 300 milhas de alcance (480 km) em apenas 20 minutos. Todos os Air têm bateria de íons de lítio relativamente robusta, de 113 kW/h, e chegam à velocidade máxima de 270 km/h - o que é muito rápido para um EV.
As variantes de alcance maior tradicionais da Lucid têm motor de 695 kW (944 cv), capaz de cumprir o 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. Mas a nova versão chamada "Dream Edition Performance" aumenta ainda mais esses números. Com motor duplo de 1.125 cv e 101,2 kgf.m de torque, o carro faz o 0-100 km/h em 2,5 segundos - e mesmo no modo mais esportivo ainda consegue rodar 758 km.
Os 837 quilômetros divulgados pela Lucid acontecem no modo mais econômico, claro.
Nos EUA, o preço começa em US$ 77.400 (cerca de R$ 400 mil) para a configuração básica, chamada Pure (de 486 cv e autonomia de 652 km) e termina em US$ 169 mil (cerca de R$ 890 mil) na variante revelada recentemente. As conversões, claro, são diretas do dólar para o real, sem a inclusão de taxas de impostos e importação.
"Estou muito satisfeito que o Lucid Air Dream Edition Range tenha sido oficialmente credenciado com um alcance de 520 milhas pelo EPA, número que acredito ser um novo recorde para qualquer tipo de veículo elétrico", disse o CEO da Lucid, Peter Rawlinson. "Isso foi alcançado pela tecnologia de veículos elétricos da Lucid, não simplesmente pela instalação de uma bateria maior", complementou.