O maior pesadelo de Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e Chevrolet Montana pode ser uma das novidades da Hyundai no mercado brasileiro. Isso mesmo, a picape intermediária Santa Cruz começa a ter seu nome ventilado como uma das possíveis novidades da marca sul-coreana por aqui nos próximos anos.
De acordo com matéria da Automotive Business assinada pelo jornalista Fernando Miragaya, a Santa Cruz poderá ter produção nacional, sendo fabricada na planta que o Grupo Caoa tem em Anápolis (GO).
Nesta semana, em entrevista ao site Auto+, Annuar Ali, vice-presidente da Caoa, admitiu que o grupo e a Hyundai deverão se separar no Brasil. Desta maneira, a marca sul-coreana passaria a ser totalmente responsável pela importação dos modelos que hoje são trazidos e comercializados nas concessionárias Caoa.
Já a fábrica de Anápolis – que continuará sob administração da Caoa – começaria a produzir os modelos escolhidos pela Hyundai do brasil. E é aqui que a Santa Cruz ganha força...
O mercado brasileiro de picapes está extremamente aquecido. Não apenas os números de vendas estão crescendo, mas a quantidade de novos produtos no segmento tem chamado muito a atenção.
A Fiat Strada, por exemplo, foi o veículo mais vendido do país nos últimos anos, e começou 2024 mantendo a primeira posição em vendas. No entanto, Volkswagen Saveiro, Toro e Toyota Hilux apresentam bons números de vendas.
Modelos como Ford F-150, nova Ford Ranger e Ranger Raptor, Ram Rampage, Ram 1500, Ram 2500, Ram 3500, Chevrolet Silverado, nova Chevrolet Montana têm colocado os veículos antes exclusivos para o trabalho como automóveis também para famílias que buscam algo mais prático e diverso que o SUV.
Nos próximos meses, a Fiat vai lançar a Titano, sua picape média baseada da Peugeot Landtrek.
A Hyundai Santa Cruz chegaria para disputar mercado com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick, Chevrolet Montana, Renault Oroch e, futuramente, com a picape intermediária que a Volkswagen irá produzir em São José dos Pinhais (PR).