Ela tem 6,06 metros de comprimento, 117,2 kgf.m de torque e capacidade de rebocar 9 toneladas. Esses são alguns dos predicados da RAM 3500, a maior e mais luxuosa picape do Brasil. O modelo chega importado do México em três versões que variam entre R$ 484.990 (versão Laramie) e R$ 529.900 (Limited Longhorn).
O WM1 conheceu o modelo topo de linha da marca norte-americana em uma pista localizada em São Pedro, no interior de São Paulo. O cenário não é mera escolha, mas um imperativo. Isso porque o modelo requer carteira de habilitação do tipo C, aquela que permite guiar caminhões.
Além de cravar o pé no assoalho do monstro de 3.600 quilos, também foi possível realizar tarefas pouco usuais para quem vive na cidade, mas corriqueiras para quem mora e trabalha no campo. Deu para puxar um trator de 9 toneladas como quem empurra uma pena, além de rebocar um trailer. Essa atividade foi mais difícil, afinal, o implemento tem mais de 14 metros.
O grande responsável por cumprir com tais desafios numa boa é o motor 6.7 turbodiesel desenvolvido pela Cummins, marca que tem tradição em produzir propulsores de caminhões e ônibus.
A potência de 377 cv a 2.600 rpm nem é tão chamativa, uma vez que a RAM 1500 emana 400 cv. Mas é o torque de 117,2 kgf.m a 1.700 giros que faz total diferença. Essa energia é distribuída por meio de um câmbio automático de seis velocidades operado por uma haste ao lado da direção, algo bem tradicional das picapes norte-americanas. Não há aletas para fazer transições manuais.
A RAM 3500 só não transmite mais sensação de estarmos a bordo de um caminhão porque o habitáculo é extremamente luxuoso. Mas o espaço da cabine e a largura da carroceria de 2,12 m são de arregalar os olhos.
A altura de dirigir também é chamativa. Não há ajuste de profundidade da direção, mas é possível regular a altura dos pedais.
Mais impressionante do que o poderio de aceleração é a capacidade de fazer curvas sem esforço.
Em relação à capacidade 4x4 não há muito segredo. A picape não dispõe de modos de condução. Há somente botões para selecionarmos a tração mais adequada ao lado do volante. Para rebocar o trator, por exemplo, usamos a 4x4 com reduzida.
Por falar em capacidade de carga, a RAM 3500 tem caçamba de 1.628 litros, a maior do mercado. É possível carregar ainda até 1.752 kg, de acordo com a versão. A título de comparação, a Toyota Hilux suporta até uma tonelada.
Mas é a capacidade de reboque de 9.021 quilos que torna esse modelo tão especial. E isso só é possível porque a suspensão traseira é de feixe de molas, em vez de fivelink, sistema mais confortável e que é usado em outros modelos da marca.
O design em si da caçamba já é parrudo e dispõe de lanternas de LED volumosas. A base traseira tem adornos cromados, assim como o para-choque e a grade frontal. Na versão intermediária Laramie Night Edition (R$ 509.990), esses elementos são escurecidos.
Já na configuração topo de linha Limited Longhorn, o chamariz está na opção de uma pintura bicolor, com predominância de branco e base marrom.
Os faróis de LED matrix são outros componentes chamativos, assim como as luzes que ficam acima da cabine.
Nas laterais, destaque para diversos badges que identificam versão e modelo. As rodas de 18 polegadas também são imponentes, mas os detalhes mais interessantes estão nos estribos elétricos que aparecem ao abrirmos a porta, além dos retrovisores divididos em dois espelhos e que podem ser posicionados na vertical a fim de melhorar a visão de um possível implemento à caçamba.
Mas é o interior do modelo que faz tombar o queixo dos ocupantes. No Brasil, o modelo tem apenas uma opção bicolor em preto e marrom. Há couro legítimo e madeira certificada por tudo quanto é canto e com texturas diferentes.
O console central é extremamente volumoso. Permite o carregamento de um tablet ou notebook de 15 polegadas. Dá para mexer no posicionamento dos porta-objetos e até perder alguma coisa devido à infinidade de nichos.
Em vez de carregador de celular por indução, a versão brasileira oferece um tacógrafo que também fica na parte central da cabine.
O painel de instrumentos é dividido entre uma tela digital de 7 polegadas e dois mostradores analógicos decorados com vários adornos em tom de areia.
Já a central multimídia é de 12 polegadas, posicionada na vertical. É circulada por uma infinidade de botões que controlam desde funções mais simples, como o ar-condicionado de duas zonas, até sistemas mais sofisticados como o controle de reboque.
Aliás, além de câmera de ré convencional e um visor 360º, a RAM 3500 tem uma câmera específica para a caçamba para o motorista saber se está tudo em ordem com um eventual implemento.
Os bancos revestidos em couro têm aquecimento. Isso também vale para os assentos traseiros. Estes abrigam um subwoofer do sistema de som Harman Kardon, além de alguns nichos. Também é possível guardar algumas coisas debaixo dos tapetes inteiriços.
Em relação a sistemas de assistência dinâmica, a RAM 3500 também é recheada. Há piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa.
O brutamontes é, obviamente, um modelo de nicho no Brasil. É focado especialmente em agricultores e fazendeiros. Mas, se não tem rivais no nosso mercado, nos Estados Unidos a 3500 briga contra modelos como a Chevrolet Silverado, GMC Sierra, além dos Ford F-350 e até F-450.