O canal de notícias da Webmotors

Mais equipado, Fiorino 2022 chega por R$ 99.990

Furgão recebeu melhorias no motor, agora mais econômico, e agora passa a ter controles de estabilidade e tração

por Guilherme Silva

A Fiat apresentou nesta sexta-feira (3/11) a primeira reestilização da terceira geração do Fiorino. Além do visual retocado, o furgão lançado em 2013 ganhou novos equipamentos de segurança e melhorias mecânicas. O Fiorino 2022 será vendido apenas na versão Endurance 1.4 por R$ 99.990.

Veja ofertas de Fiat Fiorino novas e usadas no estoque Webmotors!
Visualmente, o Fiorino 2022 recebeu retoques apenas na dianteira, que ganhou para-choque e grades redesenhados, novo capô e faróis com máscara negra. Por dentro, o furgão passa a ser equipado com acabamento escurecido, bancos com revestimento mais resistente, além do painel e volante da picape Strada.

Para facilitar as tarefas diárias dos usuários do Fiorino 2022, a Fiat adicionou novos porta-objetos (são 13 no total) e painéis de portas com novos nichos para guardar máquinas de cartão de crédito, garrafas, entre outros itens.

A lista de equipamentos de série do Fiorino é composta por airbags frontais, freios com ABS, direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas com acionamento elétrico, chave com telecomando do alarme, preparação para som e protetor de cárter. Na linha 2022 foram adicionados os faróis de neblina, luzes de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e os agora obrigatórios controles de estabilidade e tração.

Motor da Fiat Fiorino está mais econômico

Já a motorização EVO 1.4 8V flex de quatro cilindros passou por melhorias para atender as novas normas de emissões e ruídos do Proconve. A Fiat diz que o propulsor está mais eficiente, com melhora de 8,3% no consumo de etanol e de 11,8% no de gasolina.

Em contrapartida, a potência do motor foi reduzida de 85/88 cv para 84/86 cv (gasolina/etanol). O torque, que anteriormente era de 12,5 kgf.m a 3.500 com qualquer combustível, agora é de 11,8/12,2 kgf.m a 4.000 rpm.

De acordo com a Fiat, o câmbio manual de cinco marchas também passou por ajustes. A segunda e terceira marchas foram encurtadas para dar mais agilidade no trânsito urbano, principalmente em retomadas e subidas. Já a quinta marcha teve a relação alongada para reduzir a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, consequentemente, melhorar o consumo e reduzir o nível de ruído na estrada. A ré, por sua vez, foi encurtada em 14% para facilitar as manobras mesmo com o veículo carregado.

O Fiorino manteve a suspensão traseira de eixo rígido do tipo ômega com molas parabólicas longitudinais, mas construída com materiais de maior resistência (mesmo conjunto da Strada). A capacidade de carga foi mantida em 650 kg, enquanto o compartimento traseiro possui 3,3 metros cúbicos de volume total.
Com o Fiorino 2022, a Fiat pretende aumentar em 10% a sua participação no segmento de vans no ano que vem. Atualmente, o furgão já representa 38% das vendas da categoria.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas