Você sabe quais são as marcas de carros importados comercializadas no Brasil? Entre elas, sabe quais são os seus modelos mais vendidos? Hoje, o WM1 traz os números deste mercado em 2019 para conhecer melhor os modelos e saber quais foram os que mais chegaram de fora.
Os números são da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), que divulga mensalmente dados de emplacamento dos veículos importados para o Brasil.
O mercado brasileiro importou 34.597 veículos em 2019. A média foi de pouco mais que 2.800 emplacamentos por mês, somando todas as marcas. Analisando os números mês a mês, o ano começou em alta com os cinco primeiros meses com uma crescente na soma total.
No segundo semestre as vendas de importados oscilaram entre meses de alta e queda. No entanto, outubro registrou o maior número de emplacamentos de carros importados no ano: 3.407. O pior mês foi janeiro, com apenas 2.475 unidades registradas.
Boa parte dos carros da BMW oferecidos no Brasil vem de importação. O modelo mais vendido no ano foi a X2, que teve 1.210 unidades emplacadas. O SUV compacto de luxo, que foi lançado no mercado brasileiro em 2018, foi responsável por mais de 1/4 das vendas da marca.
Outros modelos de destaque da fabricante alemã foram: BMW Série 3 (761 unidades) e BMW 330i (584 unidades). A nova geração do conversível BMW Z4 passou a ser importada a partir de maio e acumulou 233 unidades no ano.
Atualmente, a fabricante chinesa de automóveis elétricos BYD oferece dois veículos para o mercado brasileiro: o sedã E5 e a minivan T3.
O modelo que teve mais emplacamentos em 2019 foi o T3, com seis unidades registradas entre outubro e dezembro — o sedã teve apenas duas importações, registradas em dezembro. Para 2020, a fabricante planeja assumir a fábrica da Ford em São Bernardo (SP).
Após a parceria entre Caoa e Chery, os principais e novos modelos da fabricante chinesa começaram a ser fabricados em Jacareí (SP). Com a produção dos SUVs da família Tiggo, apenas o sedã Arrizo 5 ainda é importado. Em 2019, foram emplacadas 130 unidades do modelo.
Ao longo de 2019, a marca italiana importou 31 unidades somando todos os seus veículos. Pode parecer pouco, mas para uma marca em que os valores dos modelos costumam ultrapassar os sete dígitos, é um número expressivo.
Os modelos mais vendidos da Ferrari no ano foram dois: 488 Pista e Portofino, nove unidades de cada. O primeiro tem um potente V8 de incríveis 720 cv, enquanto o outro superesportivo chega igualmente equipado com um V8 biturbo, porém com “apenas” 600 cv.
Ao longo de 2019, a chinesa JAC Motors passou por mudanças em sua logística de produção de veículos para o mercado local. Atualmente toda a fama oferecida chega por meio de importação.
O favorito dos motoristas brasileiros é o SUV T40, com mais de mil unidades comercializadas em todo o ano. Ao todo foram registradas 2.43 importações.
A luxuosa marca inglesa oferece ao mercado brasileiro oito modelos diferentes: F-Type, E-Pace, F-Pace, I-Pace, XE S, XF e XJ. Entre eles, o mais vendido no ano foi o modelo mais acessível de SUV da Jaguar, o E-Pace, com 1.056 unidades emplacadas, o único a passar de mil.
A fabricante sul-coreana, Kia, consta com uma vasta lista de modelos importados para o mercado nacional. Entre todos, o preferido dos brasileiros é o SUV Sportage, com 4.082 unidades emplacadas ao longo do ano. O pequeno caminhão Bongo (2.431) e o sedã Cerato (1.848) completam o top 3 dos mais vendidos.
A luxuosa marca italiana do touro sempre foi reconhecida por produzir superesportivos. No entanto, em 2019, acompanhando um sucesso geral, o modelo mais importado da Lamborghini foi o SUV Urus. Com 23 unidades comercializadas, o utilitário esportivo chegou no fim do ano passado e já se tornou um sucesso.
A Land Rover teve como principal sucesso no Brasil um modelo chegado recentemente. O poderoso SUV Velar teve 849 importações ao longo do ano. Além de importar, a marca também possui no Rio de Janeiro uma fábrica que produz alguns veículos, como o tradicional Evoque.
Com um ano bem semelhante ao da concorrente Lamborghini, a também italiana Maserati viu como modelo mais importado em 2019 o seu SUV, o Levante. Ao todo foram 24 unidades emplacadas.
Os outros veículos da marca, os superesportivos Quattroporte e Grancabrio tiveram apenas uma importação cada. O Ghibli teve duas unidades importadas.
A família Cooper da Mini conta com diversos modelos, boa parte deles importados para o mercado brasileiro. Entre eles, o com mais emplacamentos foi o Cooper S com 339 unidades emplacadas. O segundo, com 208 unidades, foi o Cooper S Countryman.
Os entusiastas de carros se questionam o motivo para tantas fabricantes tradicionais de luxo apostarem no já poluído mercado de SUVs. Porém, como já vimos anteriormente, são os modelos desta carroceria que puxam a fila dos mais vendidos no mercado nacional. Com a Porsche não é diferente.
Apesar de ser conhecida por produzir superesportivos como o 911, 918 ou Boxster, os modelos mais vendidos da fabricante foram dois utilitários esportivos: Porsche Cayenne (562 unidades) e Macan (496 unidades).
Tradicional fabricante inglesa, a Rolls Royce teve apenas dois modelos importados para o Brasil ao longo de 2019: um Wraith e outro Cullinan. Os outros modelos disponíveis para importação são: Phantom e Dawn.
O veículo mais vendido da Suzuki no Brasil é o pequeno Jimny, com 1.956 unidades emplacadas. Porém, ele é fabricado no país. Entre os modelos importados, o destaque vai para o SUV Vitara com 1.238 importações ao longo do ano.
A Volvo oferece três utilitários esportivos para o mercado brasileiro. Não por acaso, são eles que dominam o posto dos importados mais vendidos no país: XC60 (3.442 unidades), XC40 (2.429 unidades) e XC90 (1.068 unidades). Além dos SUVs, o carro mais importado da marca no ano foi o compacto V40 (425 unidades).
No Catálogo Webmotors você encontra informações técnicas sobre esses e outros modelos, importados ou produzidos no Brasil. Confira e fique por dentro das principais informações antes de escolher qual opção comprar!