A eletrificação da Ford no Brasil começa a ser traçada oficialmente em 2023. A marca americana confirmou a chegada de dois modelos 100% elétricos - o Mustang Mach-E e o furgão E-Transit - e de um híbrido, a picape Maverick.
A Maverick será a primeira a desembarcar em solo brasileiro. A versão combina um motor 2.5 a gasolina, de 164 cv e 21,4 kgf.m de torque, com uma unidade elétrica capaz de entregar 128 cv e 23,9 kgf.m. Combinado, o conjunto entrega 193 cv na tração dianteira. O câmbio é CVT.
Segundo a Ford, o lançamento deve acontecer já no início do ano que vem. Se isso se confirmar, será a primeira picape híbrida do país.
Em seguida, a marca prevê a chegada do SUV Mustang Mach-E, que deve vir na versão topo de linha GT Performance Edition. A configuração tem motor capaz de render 487 cv de potência e 82,9 kgf.m de torque. O modelo faz o zero a 100 km/h em apenas 3 segundos, e tem autonomia de até 434 quilômetros medidos no ciclo EPA.
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Lá fora, essa versão do SUV elétrico é vendido por 61 mil dólares (R$ 326 mil em conversão direta). Há ainda outras duas versões, que têm a mesma motorização, mas custam menos.
O E-Transit deverá ser o último da lista. O furgão comercial tem motor elétrico que entrega 269 cv de potência e 43,9 kgf.m de torque, com tração traseira. A autonomia média prometida é de 200 quilômetros.
A Ford também deve levar os três modelos para os demais mercados da América do Sul.
"O mundo está passando por uma transformação profunda na direção da eletrificação e da conectividade. Nós nos reestruturamos para ter esse foco com resultados financeiros adequados", disse Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Desde a saída do sedã Fusion Hybrid de linha, no fim de 2020, a Ford não tem em sua gama nenhum produto eletrificado por aqui. O modelo já não era fabricado desde 2019, mas seguiu no catálogo da marca enquanto as unidades em estoque eram comercializadas.
O sedã, aliás, foi o primeiro híbrido pleno do mercado brasileiro - foi lançado em 2009. A última versão do Fusion Hybrid comercializada por aqui era a Titanium Hybrid, que custava R$ 182.990. O modelo tinha conjunto formado por um motor 2.0 (ciclo Atkinson) de 143 cv e uma unidade elétrica de 120 cv. A dupla rendia 190 cv combinados.