Os mais novos e não tão "gearheads" talvez não se lembrem, mas quem nasceu antes dos anos 2000 e adora automóveis sabe o que é um Mazda MX-5 Miata. Ou pelo menos já ouviu falar do modelo.
O MX-5, também chamado de Miata, foi um dos esportivos japoneses mais clássicos de todos os tempos. Era uma ideia de esportivo de baixo custo e com mecânica simples, totalmente diferente do RX-7, que era mais sofisticado e complexo - tinha até motor rotativo Wankel.
Por aqui, a primeira geração passou a ser importada com a abertura do mercado, em 1990, ao lado do cupê MX-3, um modelo mais conservador. O Miata que vinha para cá tinha só dois lugares, teto de tecido e alavancou o mercado de roadsters que emergiu naquela década. Isso posto, atentem-se: parece que a 5ª geração vem por aí.
Ainda não há informações ou comunicados da Mazda, mas o tempo de vida útil de cada geração do carro (de sete a dez anos) denuncia que este é o primeiro teaser de uma suposta quinta geração do modelo.
A primeira durou de 1989 a 1997; a segunda, de 1998 a 2005; a terceira de 2005 a 2015; e a quarta está na ativa desde 2015 nos mercados onde o modelo ainda é vendido.
Mas vamos, agora, reparar na imagem que a Mazda divulgou.
A imagem revela lanternas duplas com efeito 3D, uma terceira luz de freio vertical no para-choques e a inscrição da marca "Mazda" em vermelho.
A atual geração, a quarta da história do carro, como dissemos, é de 2015 - então tecnicamente já faz sentido imaginar a nova. Pelo menos é assim que pensa a imprensa europeia, onde ele faz sucesso.