*Com informações do repórter Alexandre Ciszewski
A Renault está realizando um ciclo de palestras neste início de semana para abordar temas como mobilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação, tecnologia e revolução. Chamado de E-Tech 100% electric days, o evento na Oca do Parque do Ibirapuera naturalmente dá forte ênfase dos veículos elétricos.
Já falamos aqui mutas vezes que os elétricos são uma realidade que, desta vez, parecem ter vindo para ficar. Todas as grandes marcas do mundo têm investido fortemente nisso e vários modelos "a bateria" já são vendidos inclusive no mercado brasileiro - aqui vale ressaltar que com volumes sempre crescentes.
A marca francesa está nessa onda e anunciou que três novos modelos elétricos virão para o Brasil no ano que vem. O furgão Master, o utilitário Kangoo e o Mégane - que já foi sedã e virou SUV - terão suas versões 100% elétricas vendida por aqui no primeiro semestre de 2023.
Estrela da tropa elétrica, o Megane já foi minivan, hatch e sedã, e agora virou um SUV: agora, tem tamanho próximo ao de um Jeep Compass. A Renault diz que mais de 300 patentes foram registradas no desenvolvimento desta versão E-Tech 100% elétrico, incluindo veículo e plataforma. Estas patentes protegem várias inovações relacionadas ao motor, sistema de recarga, bateria, gestão térmica, arquitetura e acústica.
O carro chegou às concessionárias da França em meados de maio e o lançamento continua nos países europeus até este mês - já teve mais de 30 mil pedidos na Europa.
Com uma plataforma concebida para ser 100% elétrica, a CMF-EV, o Megane E-Tech tem bateria de 60kWh instalada no assoalho, espaço interno particularmente amplo, motor com 220 cv de potência e 30,6 kgf.m de torque e quatro níveis de frenagem regenerativa.
É capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7 segundos, tem autonomia para 450 quilômetros e com um carregador DC rápido é possível recuperar 100 quilômetros de alcance em apenas 8 minutos.
Para completar, ao fim de sua vida útil, 95% de seus componentes podem ser reciclados. No Brasil, será o primeiro veículo da "fase Renovation" da marca no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution.
Bem conhecido no mercado brasileiro, o furgão Master chegará por aqui trazendo autonomia de 200 km (ciclo WLTP), facilidade de recarga, capacidade de carga de até 13 m³ e, claro, zero emissão de poluentes no uso.
A E-Tech 100% elétrica é a nova geração da Kangoo, o veículo de carga elétrico mais vendido do mercado brasileiro. O modelo inaugura a inovadora porta lateral Open Sésame, concebida pela Renault, que elimina a coluna "B" e permite um vão interno livre de até três metros.
A capacidade de carga vai até 4,3m³ e/ou 800 quilos. O motor rende 120 cv e a autonomia do carro é de 300 quilômetros em ciclo WLTP.
Esses três modelos virão se juntar ao Kwid E-Tech, que foi (re)apresentado durante o evento mas já vinha sendo vendido no mercado brasileiro - inclusive andamos nesse elétrico para contar como é.
Sua pré-venda começou em abril e o primeiro lote de 750 unidades se esgotou em menos de dois meses - teve reservas em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal, mostrando que há espaço para esse tipo de veículo no país.
Equipado com bateria de 26,8 kWh que pode ser recarregada até em uma tomadas domésticas de 110 ou 220 volts, o Kwid E-Tech 100% proporciona um custo por quilômetro rodado de R$ 0,06 - contra R$ 0,41 em um veículo similar com motor a combustão (considerando R$ 6,20 o preço médio da gasolina no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no momento da pesquisa).
O carrinho vai de zero a 50 km/h (velocidade comum nos grande centros) em 4,1 segundos e tem autonomia urbana de 298 quilômetros, segundo a norma SAE J1634, usada pelo Inmetro.
A Renault investe há mais de 10 anos em modelos elétricos e já vendeu mais de 450 mil veículos desse tipo em todo o mundo. Na Europa, a linha Renault E-Tech (que inclui modelos 100% elétricos ou híbridos) respondeu por 36% das vendas de automóveis no primeiro semestre deste ano.