O canal de notícias da Webmotors

Mercado de usados: Corolla é ultrapassado pelo Fox

Briga no top 10 dos modelos mais negociados também tem disputa acirrada entre o Ford Fiesta e o Chevrolet Corsa

por Antônio Leria

A briga pelas posições intermediárias no ranking dos top 10 carros usados mais vendidos no Brasil está quente neste início de ano. Em fevereiro, o Volkswagen Fox tomou do Toyota Corolla a sétima colocação entre os modelos mais negociados. Também houve mudança na décima posição, que em janeiro foi do Chevrolet Corsa e agora é ocupada pelo Ford Fiesta. No pódio não houve alteração: VW Gol em primeiro; Fiat Palio em segundo; e Fiat Uno na terceira posição.
A briga entre Corolla e Fox é quente desde a virada do ano. No ranking consolidado de vendas de usados de 2021, o Fox apareceu na sétima colocação, um posto à frente do Corolla. Em janeiro, o sedã da marca japonesa ultrapassou o modelo da Volkswagen. No primeiro mês do ano, foram registradas 14.489 transferências de unidades do Corolla  contra 14.422 do Fox. Em fevereiro, o Fox - que deixou de ser produzido no ano passado -inverteu o jogo, com 14.574 carros vendidos contra 14.014 unidades do Corolla.
Veja aqui ofertas de Toyota Corolla e Volkswagen Fox na Webmotors!

Briga pela 10ª posição dos carros usados

A disputa para ficar com a décima colocação também está acirrada. O Ford Fiesta encerrou 2021 como dono dessa posição - na somatória total dos 12 meses -, mas em janeiro de 2022, o Chevrolet Corsa assumiu o posto. Em fevereiro, o modelo da marca do oval azul reassumiu o décimo lugar, com 12.622 unidades negociadas - 101 carros vendidos a mais do que o Corsa, que teve 12.521 transferências.

Ranking dos top 10

Mercado de usados em fevereiro

O mercado de carros usados apresentou estabilidade no mês de fevereiro na comparação com janeiro, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave (a associação que reúne as concessionárias) - retração de 0,58%. "Estivemos bem próximos do resultado de janeiro, embora fevereiro tenha tido apenas 19 dias úteis, contra 21, em janeiro”, diz José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.
Na comparação com os números de 2021, no entanto, houve queda, pondera a Fenabrave. Em relação a fevereiro de 2021, a retração foi de 29,5%. Já se colocarmos frente a frente o primeiro bimestre deste ano com igual período de 2021, o mercado encolheu 28,4%.

Redução de IPI beneficiará carros usados

Na avaliação da Fenabrave, a redução da taxa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros 0 km pode aquecer, também, o mercado de usados. De acordo com a entidade, o segmento é impulsionado pela venda de novos, pois é comum os compradores negociarem os veículos que possuem como parte de pagamento de um 0 km.
“O mercado de usados pode ser estimulado com a redução do IPI para novos, mas também segue afetado pelo cenário conjuntural, de perda de renda das famílias e seletividade de crédito”, analisa Andreta Júnior.

Comentários

Carregar mais