Não contente em ter um hot hatch em seu portfólio, a AMG está adicionando um irmãozinho para o monstruoso A 45 na forma do Mercedes-AMG A 35 4MATIC. Alimentado por um motor 2.0 turbo a gasolina, o A 35 não causa a mesma ferocidade que o A 45, mas ainda é uma vitrine técnica do que a AMG pode fazer em um ‘pequeno pacote’.
Não há dúvida de que o Mercedes-AMG A 45 é a materialização dos sonhos de um hatch (e pesadelos), mas todo grunhido e ferocidade têm um custo além do seu saldo bancário. Então, antes que a AMG revele o que tem guardado para o próximo A 45, um já prometido ‘monstro’ de mais de 400 cv, a preparadora alemã está introduzindo um gostinho do que está por vir na forma do ‘mini petardo’ Mercedes-AMG A 35 4MATIC.
Construído sobre o completamente renovado Mercedes-Benz Classe A, que nos trouxe o brilhante A 200 e o muito mais agradável A 250 4MATIC - WM1 já avaliou a versão sedã deste modelo -, o novo Mercedes-AMG A 35 é mais do que um hot hatch de força média. Leva a plataforma do novo Classe A, e acrescenta um chassi e um conjunto mecânico desenvolvido pela AMG que entrega um carro que se traduz em uma tonelada de diversão ao volante, e um interessante parceiro para o dia a dia.
Sob o capô do A 35 encontra-se uma versão retrabalhada do motor 2.0 turbo a gasolina que equipa a versão A 250. É bom para 306 cv de potência – aumento de 81 cv sobre o A 250 – e atinge torque máximo de 40,7 kgf.m a 3000 rpm. Não há câmbio manual disponível para o A 35, apenas a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades AMG Speedshift, que entrega capacidade de trocas esportivas que espelha a do A 45. O resultado é um powertrain que acelera o A 35 a 100km / h em respeitáveis 4,7 segundos.
O Mercedes-AMG A 35 4MATIC utiliza tração integral (nas quatro rodas), mas que trabalha predominantemente com as rodas dianteiras e consegue enviar até 50% de tração para as rodas traseiras. Oferece toda a diversão de um hot hatch de tração dianteira, com a certeza de um sistema de tração nas quatro rodas altamente previsível.
Para fazer esta distribuição de torque, o sistema recebe entradas de uma variedade de sensores, incluindo posição do acelerador, ângulo da direção e das rodas, para assim determinar e fornecer a quantidade correta de acionamento para manter o carro e o motorista longe de problemas. Para melhorar ainda mais a precisão nas curvas e a aderência à estrada, o Mercedes-AMG A 35 freia a roda traseira interna durante manobras dinâmicas para auxiliar no esforço de direção. O sistema é conhecido também com Vetorização de Torque.
Os engenheiros da AMG desenvolveram ainda um composto específico para os pneus Pirelli P Zero de 19 polegadas, que serão um padrão no A 35, visando proporcionar máxima aderência e estabilidade na estrada. Na prática, é difícil ficar fora de forma ao empurrar o A 35 com força em curvas, mesmo nas estradas húmidas da nossa rota de teste em Mallorca, na Espanha, onde aconteceu o lançamento mundial do Mercedes. O carro tem aderência incrível, o que ajuda na entrega de um carro envolvente, que incentiva a acelerar com um alto nível de confiança.
Uma das alegrias do A 35 é a sua versatilidade. A AMG se propôs a criar um carro com a alma do A 45 em um pacote significativamente mais tolerante e acessível.
Os engenheiros de Affalterbach colocaram um esforço de desenvolvimento significativo na configuração do chassi para o A 35. As suspensões dianteiras não são montadas através de buchas de borracha, mas juntas sólidas, e o eixo traseiro multi-link também é montado diretamente no corpo, criando uma suspensão firme.
Vários modos de condução dinâmica e configurações de suspensão, que estão disponíveis através do pacote de amortecedor adaptativo, oferecem grande variação no comportamento entre os modos Comfort e Sport+.
E enquanto nós podemos ter sido enganados pelas fitas lisas de asfalto em nossa rota de teste em Mallorca, o AMG A 35 não parece ter as mesmas características de inquietação de seus irmãos AMG de maior potência. O modo Comfort é suave e as configurações esportivas ainda mantêm suas obturações em seus dentes, por isso é um grande companheiro diário.
As mudanças de direção incluem uma relação AMG específica com uma filosofia de ‘pilotagem’ inspirada no automobilismo. Isso resulta em uma direção direta e precisa durante nas curvas, mas também agradável de navegar no modo Comfort no perímetro urbano e em baixas velocidades.
Destaque também para o conforto do interior do Mercedes-AMG A 35. Os assentos esportivos oferecem altos níveis de apoio e reforços profundos, mas são fáceis de entrar e sair. A cabine é excepcionalmente bem-acabada, com uma boa mistura de materiais premium. Tal como acontece com todos os modelos Mercedes-Benz Classe A equipados com central multimídia com telas de 10,25 polegadas, o aspecto geral do Classe A do ponto de vista do condutor e passageiro é de alta tecnologia.
O sistema MBUX exige um pouco de aprendizado e você pode usar o controle por voz, o touchpad opcional ou controles de volante para percorrer e controlar inúmeras funções da revolucionária tecnologia.
Embora todos esperem o A 35 com telas MBUX de 10,25 polegadas, o Mercedes Me Connect também agrada, oferecendo um nível aprimorado de conectividade incluindo acesso remoto ao carro via telefone celular, entre outras funções.
Além do tema de alta tecnologia, há uma série de funções de assistência ao motorista que também tornam o A 35 mais ‘amigável’. O pacote completo Mercedes-Benz Distronic será oferecido, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com assistência de pista, assistência em curva, frenagem de emergência autônoma e estacionamento autônomo.
Embora seja (possivelmente) muito mais barato que o A 45, o A 35 ainda será mais caro do que seus rivais mais naturais, incluindo o Audi S3, o BMW M140i e até mesmo o Volkswagen Golf. Então há os inimigos de dentro. O A 250 é um carro muito bem especificado, oferecendo uma sensação premium com direção adequada para um preço ainda mais baixo, enquanto o novo A 45 oferecerá desempenho sólido aos fãs da AMG por um valor bem mais elevado.
A Mercedes-AMG lançou o A 35 no espaço entre os dois, mas tem um carácter próprio e merece o seu lugar na família. Ele atrairá os clientes que querem mais desempenho do que o A 250 e mais conforto do que o A 45. Para os compradores de hatches premium, que querem que o AMG seja alguém fácil de se conviver diariamente, o A 35 faz muito sentido.