O que parecia impensável há alguns anos virou realidade nesta terça-feira (18). A Mercedes-Benz apresentou oficialmente na África do Sul a Classe X, primeira picape desenvolvida por uma marca que só focada em veículos premium. O modelo representa, portanto, o ápice da tendência de agregar cada vez mais luxo às picapes.
As primeiras unidades do modelo serão vendidas na Europa ainda no final deste ano. Já os mercados latinos devem receber a picape somente em 2018, quando começa a produção em Córdoba, na Argentina. Também saem desta fábrica as picapes Nissan Frontier e Renault Alaskan, com as quais a Classe X divide plataforma por conta de um acordo firmado entre a Daimler, dona da Mercedes, e a Aliança Renault-Nissan.
Aliás, o maior obstáculo inicial da Mercedes será tirar o estigma de que a Classe X será uma Frontier de luxo. Embora o chassi seja o mesmo, a montadora alemã quer mostrar que o comportamento dinâmico e o nível de acabamento de seu produto serão superiores.
Três versões
Há três configurações diferentes. A Pure tem vocação para o trabalho, enquanto a Power é focada em clientes que utilizam picapes em centros urbanos. Já a Progressive foi desenvolvida com base em consumidores que desejam conforto e requinte.
A Mercedes-Benz vai diversificar a oferta de motor e transmissão de acordo com cada região. No começo, a Europa vai receber somente modelo equipados com o motor 2.3 diesel biturbo. Ele é o mesmo que dá vida à Frontier, e pode render 163 cv na versão X 220d, e 190 cv, na configuração X 250d.
E para você que acha que na Europa a galera só usa câmbio automático, vale dizer que a caixa de sete velocidades é opcional. De série, a transmissão é manual de seis marchas. Aliás, a manopla do câmbio está sempre localizada no console, e não atrás da coluna de direção, o que é tradicional em carros da marca da estrela.
Por outro lado, a montadora lembra que vai lançar em breve uma versão equipada com motor V6 pareado a uma caixa de dupla embreagem e sete velocidades.
A versão de entrada vai custar 37.300 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 136 mil. Terá tração 4X2 e rodas de aço. Por aqui, ainda não é possível dizer quais versões e motores serão disponibilizados.
Quanto ao design, não houve muita surpresa. A estrutura e os componentes da caçamba da picape de 5,34 metros são muito semelhantes ao conceito apresentado em outubro de 2016, na Suécia. Já a grade frontal é herança do GLS, o maior SUV da Mercedes.
Em relação à robustez da Classe X, a fabricante garante que a capacidade de carga é de 1.100 quilos, sendo que a picape pode tracionar até 3.500 quilos. A altura livre do solo pode chegar a 22 cm de altura, sendo que a inclinação máxima pode chegar a 50 graus.
Quando vem para o Brasil?
A Mercedes-Benz ainda não confirmou oficialmente quando a picape vem para o Brasil, mas nosso país é citado no material de divulgação do carro: “O Classe X é destinado a diferentes grupos de consumidores: fazendeiros da Argentina, empresários da Austrália, famílias que têm afinidades com produtos premium do Brasil...”, segue a nota.