Mercedes-Benz lança novo SUV 100% elétrico, o EQE

O modelo terá versões com motores de até 687 cv de potência e baterias para rodar por até 590 quilômetros de autonomia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mercedes-Benz lança novo SUV 100% elétrico, o EQE
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A linha de modelos elétricos da Mercedes-Benz continua a crescer. Com um conjunto mecânico capaz de gerar até 687 cv de potência e autonomia para rodar por no máximo 590 quilômetros, o SUV EQE é o novo integrante dessa família.

Mercedes Eq. Eqe Suv.
A frente do carro não exibe soluções radicais e prima pela elegância. Serão feitas cinco versões do carro
Crédito: Divulgação
toggle button

Lançado no Salão de Paris, o modelo será produzido na fábrica da marca em Tuscaloosa, Alabama, nos Estados Unidos, e será posicionado entre os "irmãos" EQC e EQS - este, lançado em abril último. O novo SUV será oferecido em cinco versões: 350+, 350 4Matic, 500 4Matic, 43 4Matic e 53 4Matic.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Das três, a versão 350+ é a única que terá motorização apenas no eixo traseiro. A unidade elétrica entrega 288 cv de potência e 57,4 kgf.m de torque. Nessa versão, a autonomia varia entre 480 e 590 quilômetros.

Acima dela, a 350 4Matic tem um motor extra instalado no eixo dianteiro. Assim, o torque é ampliado para 77,7 kgf.m - mas a potência continua a mesma. O conjunto de baterias também é igual ao da versão de entrada, mas a autonomia cai para algo entre 459 e 558 quilômetros.

A versão 500 4Matic é a mais forte. O conjunto mecânico tem os mesmos dois motores, mas aqui a dupla rende 408 cv e 87,2 kgf.m de torque.

Na traseira limpa, as lanternas são conectadas por uma faixa luminosa - a moda dos anos 90 voltou mesmo à toda
Crédito: Divulgação
toggle button

E há mais duas opções. A 43 4Matic tem o mesmo torque da 500, mas com potência aumentada para 476 cv - aí o SUV elétrico acelera de zero aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos.

E a 53 4Matic,  a mais extrema de todas. Nesta variante, os dois motores elétricos podem chegar a 687 cv de potência e 102 kgf.m, quando equipado com o pacote AMG Dynamic Plus.

Já o zero a 100 km/h passa a ser feito em apenas 3,5 segundos. A autonomia máxima, contudo, cai para 470 quilômetros. A suspensão nessa configuração é do tipo pneumática, e o eixo traseiro também é direcional.

Em dimensões, o SUV é um pouco menor do que EQS e um pouco maior do que o EQC. São 4,86 m de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,68 metro de altura, enquanto o entre-eixos é de 3,03 metros.

O novo SUV elétrico EQE vai compor a família com os já conhecidos modelos EQC e EQS
Crédito: Divulgação
toggle button

O visual do SUV é bem parecido com o dos irmãos. O elétrico tem faróis full-LED com tecnologia Digital Light, duas opções de grades - uma com acabamento em preto brilhante combinado a frisos cromados e outra com elementos que simulam um efeito 3D.

Atrás, as lanternas também são de LED e conectadas por uma barra, assim como nos outros modelos da linha.

Como era de se esperar, a cabine do EQE também é bem luxuosa e surpreende pelo painel com três telas, totalizando uma área touchscreen de 1,41 m de largura (!). Só a multimídia, que tem tecnologia de imagem OLED, tem tela de 12,3 polegadas.

No interior do EQE sobressai o enorme conjunto com três telas, que totalizam 1,41 m de largura
Crédito: Divulgação
toggle button

Ainda em tecnologia, o modelo oferece diferenciais como sistema de som Dolby Atmos, filtragem de ar inteligente HEPA, teto-solar panorâmico e bancos elétricos e climatizados. Inteligente, o SUV usa o calor gerado pelo motor elétrico e pelas baterias para aquecer a cabine.

A produção oficial do EQE começa no fim do ano. Com isso, as primeiras entregas só devem acontecer no início de 2023. A expectativa é que o modelo também chegue ao mercado brasileiro. Os valores do modelo ainda não foram revelados pela Mercedes-Benz.

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Campo obrigatório