Mercedes elétrico supera 1.000 km em uso extremo

Recorde do conceito Vision EQXX foi obtido mesmo nas extremas condições de rodagem do deserto da Arábia Saudita

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mercedes elétrico supera 1.000 km em uso extremo
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nós aqui do WM1 já dissemos várias vezes que os carros elétricos atuais são mais adequados para o uso urbano do que para longas viagens rodoviárias. Mas há exceções, e uma delas é o Mercedes-Benz Vision EQXX, que recentemente ultrapassou a marca de 1.000 quilômetros de autonomia em uma viagem entre Riad, capital da Arábia Saudita, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Rodando a uma velocidade média de 68,7 km/h, o elétrico da Mercedes levou 14h42 para cumprir o trajeto de 1.010 quilômetros. Uma marca, por si só, impressionante. Mas ela fica ainda mais absurda quando se leva em consideração que a rodagem foi feita nas condições extremas de calor do deserto da Arábia Saudita. Bem diferente dos recordes anteriores do EQXX, registrados nas condições amenas da Europa.

O Mercedes Vision EQXX poderia ter ultrapassado a marca de 1.300 quilômetros com uma carga
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Além de obrigar o uso do ar-condicionado 100% do tempo (com óbvio impacto na autonomia) para manter a cabine habitável, as altas temperaturas também exigem muito dos sistemas eletrônicos do veículo.

Mesmo assim, o Vision EQXX conseguiu chegar ao seu destino final com o painel indicando uma autonomia restante de 309 quilômetros. Marca maior do que o alcance total de muitos carros elétricos.

Qual é o segredo do Vision EQXX?

O Mercedes-Benz Vision EQXX é um demonstrador de tecnologia. É como se fosse um carro-conceito, mas plenamente funcional e registrado para rodar em vias públicas. Foi revelado em janeiro de 2022 e, desde então, já somou mais de 23 mil quilômetros, batendo várias marcas impressionantes de (baixo) consumo de energia.

O mais interessante é que esses resultados foram obtidos sem novidades tecnológicas mirabolantes. O conjunto motriz do elétrico da Mercedes-Benz até que é bem tradicional. Motor traseiro de 204 cv, cuja energia vem de uma bateria de íon de lítio de 100 kWh. Capacidade menor, inclusive, que a vista em alguns carros de produção.

O Mercedes Vision Eqxx é grande e pesado, mas tem excelente aerodinâmica e usa pneus finos
Crédito: Divulgação
toggle button

Outro diferencial do Vision EQXX frente aos elétricos de produção são as placas solares instaladas no teto. Mas mesmo sob o sol do deserto árabe, elas foram responsáveis por gerar apenas 1,8 kWh de energia elétrica. O suficiente para estender o alcance do carro em módicos 24 quilômetros.

O EQXX é um carro grande (4,98 m de comprimento) e pesado (1.755 quilos). É praticamente o porte e massa do E 300 Exclusive que testamos há pouco tempo aqui no WM1. Por outro lado, a carroceria do elétrico da Mercedes é extremamente aerodinâmica (Cx de 0,17) e as rodas são calçadas com pneus finos (185/65 R20), produzidos pela Bridgestone com um composto especial.

Veja mais

    Vídeo relacionado

    Comentários
    Wid badge